Superado o “climão PSD”, Arnaldinho, Renzo e Linhalis voltam a dar as mãos em Colatina

Depois do “climão” criado com o prefeito de Colatina (noroeste do Estado), Renzo Vasconcelos, pelas investidas, “por cima”, no PSD, não só para se filiar mas também comandar no Espírito Santo, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), voltou ao município nesta segunda-feira (30), para mais um momento de abraços, fotos e sorrisos compartilhados. A agenda com o atual presidente estadual do PSD, que repetiu ainda a presença do deputado federal Victor Linhalis (Podemos), foi para doação de 50 pistolas para a Guarda Municipal, incluindo um curso de capacitação para os agentes. A medida, exaltou Arnaldinho nas redes sociais, foi possível porque Vila Velha adquiriu 300 novas pistolas. A visita vem na esteira de outra realizada há menos de um mês, quando os gestores trocaram elogios e reforçaram a “parceria”, afastando de vez os ruídos gerados pela ida de Arnaldinho a São Paulo, em maio, para conversar com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em busca de consolidar uma candidatura ao Palácio Anchieta, o que provocou um princípio de incêndio no Estado. No campo de alianças, desagradou a base do governador Renato Casagrande (PSB), já que o partido virou o novo abrigo de Paulo Hartung. No partidário, gerou reação incisiva de Renzo, agora superada. O novo desdobramento está aí: “paz – arma – e amor”.
Segue…
O nome de Victor Linhalis, aliado da primeira fileira de Arnaldinho, já havia aparecido antes, nessa história do encontro com Kassab. Ele também participou e foi apontado como interlocutor. No mercado político, sobraram apostas de uma movimentação do próprio Hartung.
Focado
Certo de que deve assumir um palanque ao governo do Estado em 2026, Arnaldinho continua sem partido, mas amplia cada vez mais suas movimentações pelo Estado, em especial no interior, onde é menos conhecido. Os convites partidários também seguem, atrás do seu potencial de votos comprovado na reeleição de 2024. Próxima “parada” será o Novo. A conferir!
De gestão em gestão
A compra e doação das 300 armas para gestão de Arnaldinho, vale lembrar, foram anunciadas com pompa e circunstância pelo vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), junto com o prefeito, somando investimento de R$ 710 mil. Na ocasião, Arnaldinho ainda não tinha se colocado no pleito majoritário. Agora, os dois querem representar o palanque palaciano, mas o primeiro da fila, já se sabe, é Ferraço!
Focados
No campo de oposição, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), gostou mesmo de circular por Santa Teresa. Depois da Procissão Marítima de São Pedro, na própria Capital, ele partiu para o município da região serrana, com a mesma dupla a tiracolo: o deputado federal Evair de Melo (PP) e o presidente estadual do seu partido, Erick Musso. Por lá, teve a Festa do Imigrante Italiano.
No alvo
Por falar em Pazolini, o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) mirou novamente no prefeito nesta segunda, no plenário da Assembleia. A crítica da vez foi em relação às alterações no trânsito feitas na Enseada do Suá, rejeitadas por moradores e empresários que atuam no bairro. Mazinho disse que as obras, “sem planejamento viário, diálogo e engenharia de tráfego”, custaram R$ 44 milhões, “para piorar a vida do cidadão”.
Tem para todo mundo
Na reta final para a eleição interna do PT, a presidente estadual Jack Rocha, candidata à reeleição, divulga apoio do candidato de Lula na disputa da Nacional, Edinho Silva. Ele veio a Vitória para plenária nesse domingo (29), mas…também teve para o concorrente! O deputado estadual João Coser, da mesma forma, publicou encontro com Edinho. Nesse ponto, os atuais adversários e ex-aliados convergem.
Na área
Renato Casagrande e família circularam pelo show desse domingo (29) realizado no Parque Cultural Casa do Governador, com a banda Mundo Livre S/A, de Pernambuco. Ele ouviu algumas músicas, tirou fotos e cumpriu o protocolo dos políticos, com os conhecidos apertos da mão.
Ajuste
Pontos positivos: natureza, música boa, comida, muitas crianças e famílias, em um horário ótimo para os domingos. Negativo: a quantidade de banheiros não acompanha a lógica da programação e do público, o que gera extensas filas. Problema fácil de resolver, hein?!
Nas redes
“Futebol não combina com violência, ainda mais quando praticada por agentes do Estado. Nosso mandato já está cobrando apuração dos fatos ocorridos no último sábado [28], no Estádio Estadual Kleber Andrade. Toda nossa solidariedade à torcida do Rio Branco!”. Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, sobre denúncias e imagens da Polícia Militar jogando spray de pimenta nas pessoas, incluindo crianças, sem indícios de brigas.