Sexta, 29 Março 2024

Pulou degrau

mateusinho_conceicaodabarra_face Facebook
Facebook

O prefeito de Conceição da Barra, Mateusinho Vasconcelos (PTB), assumiu a cadeira em março deste ano, após cair no seu colo a cassação de Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão (PSB), e, tudo indica, pode "esquentá-la" por mais um bom tempo, cada vez mais próximo da eleição municipal deste ano, quando será candidato à reeleição. O ex-presidente da Câmara de Vereadores já vinha se movimentando nesse sentido e teve o projeto fortalecido ao tomar posse, mas teria que deixar o cargo para participar de duas disputas seguidas: a suplementar marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para o próximo dia 21 de junho e, depois, a do calendário oficial. Na noite dessa terça-feira (12), porém, o desembargador Samuel Meira Brasil, presidente do Tribunal, determinou a suspensão do pleito extemporâneo em decorrência da pandemia do coronavírus e prejuízos às fases do processo – o prazo das convenções foi aberto nesta semana, com o início da campanha previsto para o próximo dia 21, tudo em pleno isolamento social. A consulta foi feita pelo presidente do diretório municipal do partido atual de Mateusinho (ele era do PP), Rogério Oliveira Rulfino, e referendada nesta quarta (13), pelo plenário do TRE. Meira Brasil informa que a determinação prevalece até nova deliberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, pelo andar da carruagem e com a forte pressão em todo o País para suspender até as eleições de outubro, Mateusinho, tudo indica, vai se dar bem em mais essa, consolidando sua principal vitrine eleitoral.

Última que morre
Por falar em Chicão, o ex-prefeito ainda não entregou os pontos de vez. Ele alimenta a esperança de tentar retornar ao cargo, habilitando-se como candidato nas eleições municipais. Filiado há pouco tempo no PSB, do governador Renato Casagrande, ele tenta reverter a suspensão dos seus direitos políticos na Justiça. Difícil, hein...

Plano B
Na falta de Chicão, recebido como estrela no PSB antes de ser cassado, o partido jura que apresentará outro nome. Mas Quem? 

Palanque
No município, também já se apresentou como candidato o ex-prefeito Manoel Pé de Boi (Cidadania), que era do PMN e disputou contra Chicão em 2016, ficando em segundo lugar. O partido, aliás, era parte da ação contra o ex-prefeito que culminou na perda do mandato.

Subiu
Na Assembleia, com a renúncia do deputado estadual Luciano Machado (PV) da função de primeiro secretário da Mesa Diretora, anunciada em meio ao bate-boca sobre o projeto de redução dos salários dos deputados em 30%, quem assumirá, temporariamente, é a terceira secretária, Raquel Lessa (Pros).

Presencial
A decisão foi informada pelo presidente Erick Musso nesta quarta-feira (13) e irá durar até o retorno das sessões presenciais. É que Erick só realizará eleição para a vaga aberta neste período, ainda sem data.

Rabos presos
Do vereador de Vitória, Roberto Martins (Rede), nas redes sociais, sobre a segunda negativa da Câmara de abrir uma CPI de sua autoria para investigar o programa Porta a Porta, de transporte a cadeirantes. "A não aprovação escancara a subordinação da maioria dos vereadores ao prefeito [Luciano Rezende, do Cidadania], a ponto de blindá-lo de qualquer investigação".

Farra
Martins, que já havia tentando iniciar a investigação em 2019, após graves denúncias de usuários, disse mais: "aí a gente compreende porque a prefeitura mantém mais de 800 cargos comissionados, até em plena pandemia. Essa farra precisa acabar, e o Legislativo precisa ser independente pra fiscalizar de verdade". Pois é...

Não rolou
O ato anunciado nas redes sociais por setores de Itapemirim, sul do Estado, para esta quarta-feira (13), em frente ao TCE, Ministério Público Estadual (MPES), Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), foi adiado. A justificativa é que dois vereadores que participariam estão com suspeitas de Covid-19. O grupo pretendia cobrar respostas às ações que investigam denúncias contra o prefeito Thiago Peçanha (PSDB).

Desigual
O senador Fabiano Contarato (Rede), solicitou ao Ministério Público Federal, com urgência, providências para garantir o adiamento da realização Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). "Milhares de estudantes que não têm acesso à internet e, portanto, aos meios de educação a distância, ficarão extremamente prejudicados", pontuou. Entidades do Estado estão em campanha no mesmo sentido.


Desigual II
A reivindicação chegou também à Assembleia. Tanto Bruno Lamas (PSB) quanto Iriny Lopes (PT) já fizeram discursos em plenário contra a realização do exame em novembro. Lamas ressaltou os prejuízos aos alunos de escolas públicas e defendeu a prorrogação para, pelo menos, janeiro de 2020. Iriny, do mesmo jeito, apontou que a insistência do governo federal "evidencia a política segregacionista".

PENSAMENTO:
A sinceridade e a honestidade são as chaves do sucesso. Se puderes falsificá-las, estás garantido. Groucho Marx

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/