Domingo, 12 Mai 2024

Que cena...

Que cena...


O novo capítulo da “novela Hartung”, que desta vez teve pouquíssimo tempo de duração, relevou mais uma vez a que ponto chega a submissão das lideranças políticas do Estado ao governador. Pois pior do que aparecer como protagonista desse jogo que brinca de armar e desarmar o cenário eleitoral ao bel prazer, como sempre fez o governador, é assumir publicamente o papel de seu porta-voz. Mesmo que, para isso, seja necessário aparecer num dia vendendo um peixe e, logo depois, outro. Foi o que fizeram, sem qualquer cerimônia, o ex-subsecretário e ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, e o ex-secretário da Casa Civil, José Carlinhos da Fonseca Júnior, ambos do PSD. Em meio ao bafafá da possível reviravolta da reviravolta que ganhou o mercado nessa terça-feira (24), os dois, como parte do grupo que teria suplicado o “volta, Hartung” e que gerou a divulgação de um manifesto, apareceram muitas vezes na imprensa corporativa para falar sobre o recuo do recuo. Após encontro com Hartung, inicialmente, lançaram no ar que ele havia se sensibilizado e estava a um passo de concordar com a candidatura. Postura, afinal, de um “grande líder”. Depois de um dia inteiro nessa, veio a quarta-feira (25) para desmanchar o arranjo. De novo, reunião com Hartung. De novo, os mesmos personagens para afirmar que Hartung “pensou bem” e manteve a posição de não encarar o pleito. Além de subestimar a inteligência da população, é muita disposição, hein! Para não dizer outra coisa...


Perguntar não ofende

Por que Hartung não comunicou nessa terça-feira mesmo que não voltaria atrás? Ele mesmo não disse que a decisão de não tentar o quarto mandato foi tomada “láaaaa” em 2014? Deixou o factoide render, render, para sair como o único capaz de arrumar a casa. 



Perguntar não ofende II

É sério que alguém ainda acredita que um articulador nato como ele, não faz tudo de caso pensado? Sintomas de abstinência do poder? Mas já?


Obstáculos

Voltando ao PSD...o partido apareceu em comentários do grupo palaciano que havia migrado para a senadora Rose de Freitas (Podemos), exatamente como o principal dificultador da definição das pernas nas proporcionais. Reuniões e mais reuniões, e o campo não desembolou.


Virou a casaca

Agora, passado o factoide, Neucimar já pulou de lado. Diz que o PSD apoia a candidatura do empresário Arildemo Teixeira (PTB) e até do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Tudo, menos Rose.


E agora...

Afinal, quem fica com Rose, que vai arrastar asa para Casagrande? Alianças do PSDB, DEM e PDT se mantêm firme no palanque socialista.


Mesma origem

O PTB circula publicação nas redes sociais defendendo Aridelmo como “a alternativa que faltava para eleitor capixaba nas eleições de 2018” e a “cara nova contra as velhas práticas”. Única novidade é que ele nunca concorreu eleição. No mais, faz parte do grande sistema da ES em Ação com o governo do Estado. E que sistema!


Pausa

Diante do volta-não-volta de Hartung, o PSL resolveu adiar o comunicado que faria nesta quarta-feira (25) sobre a candidatura ao governo. Dizendo seguir orientação da Nacional, jogou a reunião com a imprensa para depois da Cúpula Conservadora das Américas, neste final de semana, em Foz do Iguaçu, onde seriam definidas as diretrizes do partido em alguns estados. Mas...


Pausa II

....esse argumento bonito nada é mais do que um freio para aguardar as cenas dos próximos capítulos da novela Hartung. Agora, o PSL já pode voltar à articulação anterior, que trabalhava a possibilidade do deputado federal Carlos Manato assumir o palanque no lugar do tenente-coronel Carlos Alberto Foresti.


Palanque local

O PT capixaba convida para o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula no Estado no próximo sábado (28), às 9 horas, na Ilha de Santa Maria, Vitória. Os eventos têm sido feito em todo o País e, mesmo com Lula preso, o partido garante que fará o registro da candidatura em agosto próximo. Preso ou solto, ele permanece como o principal cabo eleitoral do PT na disputa deste ano. 


Apostas

No Estado, dentro do projeto prioritário do partido de fortalecer as bancadas no Congresso para defender o legado de Lula, a executiva trabalha as candidaturas à Câmara Federal do deputado federal Helder Salomão e do ex-prefeito de Vitória João Coser. Helder já é cotado como reeleito; Coser depende de articulações para entrar na sobra. Até outro dia, a composição era com o PDT.


PENSAMENTO:

“É pelo caráter e não pelo intelecto que o mundo se ganha”. Evelyn Beatrice Hall

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 13 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/