Domingo, 28 Abril 2024

Redoma política

vereador_andremoreira_plenario_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Nas internas, princípio de rebelião. Para fora, "ingênuo" Lorenzo Pazolini (Republicanos), que foi induzido ao erro!? Na polêmica do veto ao aumento dos salários dos vereadores de Vitória, que agitou a Câmara nos últimos dois dias, sobraram ecos de insatisfação e cobranças por respeito ao legislativo, mas faltou disposição de peitar o prefeito publicamente. Os discursos da maioria foram até ensaiados: tiroteio em cima do procurador-geral do município, Tarek Moyses Moussallem, subordinado ao prefeito, e o próprio Pazolini livre de críticas, quase uma vítima. Seguiram nessa entoada, na sessão após a bomba estourar, nessa quarta-feira (31), o presidente da Casa, Leandro Piquet (Republicanos), Leonardo Monjardim (Patri), Anderson Goggi (PP), Maurício Leite (Cidadania), Dalto Neves (PDT), Aloísio Varejão (PSB)...os únicos a saírem dessa mesma nota foram André Moreira (Psol) e Karla Coser (PT). Principalmente André, incisivo em suas colocações: "Pazolini sabia desde sempre" e "armou contra vocês, da base, para ficar bem com a população", pontuando ainda que o "prefeito demonstrou que não é confiável". Já Karla voltou a apontar a inabilidade política e de diálogo como uma máxima da gestão de Pazolini. Para além da estratégia visando as eleições de 2024, o que consiste em evitar desgastes à imagem ou medidas impopulares, portanto nada interessante atrelar seu nome a um aumento de quase 100% nos salários dos vereadores, o prefeito de Vitória conhece bem de legislação, é formado em Direito. E o parecer foi apontado, de forma unânime, como fraco, com erros primários e até de cálculo. Quer dizer, esse negócio de induzido ao erro, desavisado...não cola!

Ao contrário
Moreira considera a lógica inversa: não foi Tharek que induziu Pazolini ao erro e sim ele que encomendou o parecer a Tharek, para tirar seu corpo fora do problema. O vereador, que também é advogado, inclusive exaltou a capacidade intelectual do procurador, com quem estudou na faculdade.

Capítulos
Também não dá para achar que Pazolini não havia concordado com o projeto do aumento, defendido com unhas e dentes por aliados. Mudou de posição, não avisou, arrumou uma argumentação jurídica, quase perdeu o prazo, e, do nada, lançou a bomba dentro da Câmara.

Até nessas horas...
O discurso de Piquet na sessão dessa quarta-feira cumpriu seu papel, como presidente da Câmara, de defender o legislativo municipal e os vereadores. Também marcou posição ao devolver o veto, pedindo correções no prazo de 48h, chamando para si a sanção tática. Mas errou a mão em seu discurso, ao colocar o prefeito no mesmo bolo. A Câmara é fiscal do executivo, não sua banca de advocacia.

Providencial
Coincidências à parte, Pazolini postou uma lembrança em suas redes nesta quinta-feira (1). Adivinhe o tema? "Respeito ao seu dinheiro. Enquanto deputado estadual, fui o parlamentar que menos gastou com servidores (...). Essa é uma atitude de responsabilidade com o dinheiro público e de respeito a você, contribuinte".

Choque direto
A propósito, na mesma sessão, foram expostas mais insatisfações em relação à Secretaria de Governo, comandada pelo empresário Aridelmo Teixeira (Novo). Desta vez, direcionada a seu assessor especial, o ex-vereador e ex-secretário municipal de Esportes, Sandro Parrini (União). Diz Leonardo Monjardim (Patri) que ele tem feito "ingerência" e "furado" vereador em seus projetos, de olho eleição da Câmara em 2024.

Fora
Da Câmara para a Assembleia, as deputadas Iriny Lopes (PT) e Camila Valadão (Psol) solicitaram à Mesa Diretora o desligamento do blocão partidário formado pelo líder do Governo, Dary Pagung (Psol). Os argumentos foram os mesmos: passaram a integrá-lo somente para as definições dos espaços ocupados na Assembleia, como as comissões e Corregedoria.

Dois lados
O blocão que representa a base aliada do governo Renato Casagrande, inclui o PSB, Podemos, União Brasil, PSDB, Cidadania, PT, Patriota e PDT. Já a oposição reúne PL, Republicanos e PTB.

Marca registrada
Como fiquei de dizer aqui, lá vai: o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) começou nesta semana a fazer uso do seu novo uniforme, após a polêmica do Código de Vestimenta. Ele já usa seu terno, porém jeans.

Ah, tá!
Já Lucas Polese (PL) retornou nesta semana após um mergulho profundo com a repercussão negativa da recusa de fazer o bafômetro numa blitz, com carro oficial. Mesmo com a imagem estremecida e alvo de pedidos de cassação, se achou confortável para questionar a moral de outros parlamentares, como do senador Fabiano Contarato (PT), por ter denunciado Magno Malta (PL) por crime de racismo.

Nas redes
"Publicado a autorização da nova licitação da concessão da BR-101 no Espírito Santo. A nossa bancada federal vai acompanhar de perto para que o novo contrato garanta efetivamente a duplicação da rodovia. Mas seguiremos em cima e cobrando a atual concessionária, que administra o trecho capixaba há 10 anos e não entregou nem 20% das obras contratadas". Da Vitória, deputado federal pelo PP.

FALE COM A COLUNA:

Riscou o fósforo

Cabo de guerra entre o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e vereadores da base aliada afrouxa ou arrebenta? Logo, logo veremos!
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/riscou-o-fosforo

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/