segunda-feira, outubro 13, 2025
24.9 C
Vitória
segunda-feira, outubro 13, 2025
segunda-feira, outubro 13, 2025

Leia Também:

Resposta rápida

Insatisfações de servidores e os sinais de Coronel Weliton: Casagrande já acenou para a PM?

...
Ales

Em mais uma semana de greve geral dos servidores da base e ainda na esteira de insatisfações geradas entre outras categorias das forças de segurança pública devido à correção da tabela de subsídios dos delegados da Polícia Civil, discursos de deputados voltaram a marcar a sessão desta segunda-feira (13) da Assembleia Legislativa, com cobranças de isonomia e valorização, e na presença de peritos oficiais, que mais uma vez ocuparam as galerias para reivindicar o envio dos projetos do estatuto e do reajuste. Uma sinalização vinda do Coronel Weliton (PRD), porém, foi o que chamou atenção, a considerar a dura reação da Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo (Assomes) ao índice de 15% concedido entre os níveis da carreira dos delegados, com nota pública e convocação de uma assembleia geral extraordinária para esta quarta-feira (15). A informação é que o governador Renato Casagrande (PSB) já teria atuado como “bombeiro” e conversado com um representante da Polícia Militar no Palácio Anchieta, após convite, para fazer “outros encaminhamentos”. Coronel Weliton soube disso pelo líder do Governo, Dary Pagung (PSB), e disse que a medida “conforta”. Ele reiterou o mal-estar gerado nos últimos dias com a concessão do benefício específico, falou de injustiça e falhas do governo, e solicitou a formalização de uma proposta que mantenha a paridade entre as polícias Civil e Militar. Agora, mais questões ficaram no ar…que encaminhamentos foram esses? A assembleia está mantida, e no mesmo clima? Qual corda vai esticar mais depois de acenos ainda restritos a uma categoria? Em tempo: os servidores em greve seguem sem quaisquer respostas, sete dias depois…

‘Block’

Por falar nisso, a Assiema, Associação dos Servidores do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), critica, nas redes sociais, que foi censurada pelo governador no Instagram. Leia-se, bloqueada! Que isso, Casão!

‘Block’ II

A entidade diz que marcava o governador nas postagens sobre reivindicações salariais e atos públicos. Com o bloqueio, dispara: Casagrande “prefere esconder a sujeira para debaixo do tapete” e “tornar as questões invisíveis para a política capixaba”.

Nada disso

Ainda na Assembleia, Lucas Polese (PL) levou uma charge para o plenário e a atribuiu “à turma do Século Diário”. Falou até que estávamos “bravos”, “revoltados”, fez deboche…mas, nada disso, deputado! É preciso dar a devida autoria: a arte é do chargista Mindu Zinek, e tem tempo que foi publicada, hein?! Atrasado (desde fevereiro) e equivocado!

Festa partidária

O vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) divulga a data do lançamento de sua pré-candidatura ao Senado. Será no dia 29 de novembro, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cotado para a disputa à Presidência da República, e outras lideranças nacionais do partido – ainda não definidas.

Sem recuo

Embora as articulações ao Senado se desenhem emboladas e indefinidas, Monjardim e o Novo garantem que não vão abrir mão do projeto. Significa dizer que, a depender das alianças em torno do palanque do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e no campo da direita, ele poderá até sair sozinho para a disputa, como independente. Veremos adiante!

Circulando

A propósito, o deputado estadual Callegari, incentivador e cabo eleitoral do ex-vereador de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) Léo Camargo (PL), derrotado pelo prefeito Theodorico Ferraço (PP), abriu mais um campo de articulação em campo oposto. Dessa vez, ele gravou vídeo ao lado do vice-prefeito, Júnior Corrêa (Novo), ex-PL, para propagação do projeto de sua autoria, o SOS Educação.

Circulando II

Essas conversas ganharam corpo depois que Callegari decidiu deixar o PL para se filiar ao Democracia Cristã (DC) e disputar o Senado. Ele já se reuniu com o candidato palaciano, Ricardo Ferraço (MDB), mais de uma vez, e com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que também se coloca como pré-candidato ao Senado. Sobre Júnior Corrêa…ele e Callegari nutrem uma rusga em comum, chamada Magno Malta!

Refresco de memória

Callegari saiu do PL após negativa de debater sua candidatura internamente, já que Magno elegeu como projeto prioritário eleger a filha, Maguinha Malta, ao Senado. Júnior, por sua vez, seria candidato à Prefeitura de Cachoeiro pelo partido, mas deixou a legenda após ruídos com Magno, e se aliou a Theodorico Ferraço.

Nas redes

“(…) Já fizemos alguns encontros e vamos abranger municípios, para dialogarmos com a sociedade capixaba, com apoiadores e lideranças partidárias e dos movimentos sociais. Quero prestar contas do trabalho que eu e minha equipe realizamos e discutir os desafios que temos pela frente no Brasil e no nosso Espírito Santo (…)”. Helder Salomão, deputado federal e possível nome ao governo pelo PT em 2026.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas