Contarato, Meneguelli…disputa ao Senado se mantém no centro dos debates legislativos

Com congestionamento de nomes, a disputa do Senado passa semana, entra semana, se mantém no centro dos debates legislativos. E os alvos são sempre os mesmos, Fabiano Contarato (PT), candidato à reeleição, e o deputado estadual Serginho Meneguelli (Republicanos). Nessa segunda-feira (17), após discurso de Alcântaro Filho (Republicanos) com a exibição de um vídeo de Contarato criticando a lei do veto ao ensino de gênero nas escolas, a deputada Iriny Lopes (PT) reagiu e avisou que vai denunciar o deputado à Comissão de Ética da Casa. Isso porque ele chamou Contarato de “o maior canalha da história do Espírito Santo”. Iriny rebateu que as críticas e a imunidade parlamentar são restritas ao debate de ideias, mas “insulto é quebra de decoro parlamentar”, e completou: “é preciso ter respeito pessoal”. Da mesma forma, questionou: “quer demonizar o PT por quê? Isso também fere o decoro!”. Minutos antes, Alcântaro havia tratado o partido “como a maior organização criminosa da política do País”. Na Câmara de Vitória, os discursos continuam com a mira voltada para o deputado estadual Serginho Meneguelli (Republicanos), puxadas por Armandinho Fontoura (PL). O próprio vereador voltou a colocar carga nessa segunda nas críticas a Meneguelli, dessa vez com mais gente pegando o embalo: Leonardo Monjardim (Novo), João Flávio (MDB), Dárcio Bracarense (PL), Davi Esmael (Republicanos) e o presidente da Casa, Anderson Goggi (PP). As falas seguem o mesmo enredo: acusam o deputado de enganação ao eleitorado de direita e criticam seu perfil político. Além dos xingamentos que já viraram habituais no caso de Armandinho, ele chamou Meneguelli de “Contarato 2.0” e “estelionato encomendado”. João Flávio disse que ele se faz de “pobre coitado” quando vai para unidade de saúde para atendimento, e Goggi ironizou: “será que ele usa aquele ‘corollão’ preto da Assembleia ou vai de bike para Colatina?”. Imagina em 2026, hein?!
Mais um round
O vídeo de Contarato dizia que a lei antigênero é absurda e proíbe a abordagem sobre identidade de gênero e orientação sexual. O senador complementou que o “professor não vai pode falar sexismo, racismo, homofobia” e que a lei é “cruel”. Também criticou o parecer do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, que defendeu a constitucionalidade da norma, em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).
Mais um round II
O deputado Alcântaro, autor da lei promulgada pela Assembleia, acusou Contarato de “usar sua opção sexual para vilipendiar o direito dos pais”; e que apesar de ter conhecimento jurídico, “distorce um dos poucos acertos do Gonet”, e ainda que a lei não proíbe, “tão somente garante o direito dos pais na formação moral dos seus filhos”.
Mais um round III
Seguindo a máxima de todas as vezes que Contarato é criticado por bolsonaristas, Alcântaro repetiu que ele “enganou a população capixaba” e “me enganou também” nas eleições de 2018, se colocando como favorável à Operação Lava Jato e como o “baluarte da moral” para arrebatar votos da direita. Mas depois “se corrompeu, ao trair seus votos e eleitores e se filiar ao PT”. O deputado Callegari (a um pé do DC) acompanhou o discurso na mesma entoada.
Candidatos
Na Câmara, os discursos vieram na esteira da reação de Meneguelli registrada na semana passada em vídeo publicado nas redes sociais, sem citar nomes, mas direcionada a Armandinho e ao senador Magno Malta, dono do PL no Estado. O vereador voltou a citar, nessa segunda, nomes que representariam, de fato, a direita na disputa…
Candidatos II
…reiterou a pré-candidatura de Maguinha Malta (PL), do vereador Leonardo Monjardim (Novo) e do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e acrescentou a do deputado Callegari e do ex-deputado federal Carlos Manato (PL), a caminho do Republicanos.
‘Santinho’
No decorrer da sessão, Anderson Goggi resolveu antecipar seus votos ao Senado. Disse que Euclério vai ser o mais votado, mas sua ordem de escolha será Monjardim para a primeira vaga, e o prefeito para a outra.
‘Santinho’ II
Já o petista Professor Jocelino apareceu para cravar que Contarato vai ser eleito, e o governador Renato Casagrande (PSB) também. “A direita sobe aqui tentando atacar nossos candidatos, porque estão com raiva. As pesquisas mostram que Contarato vai ser reeleito sem os votos de vocês…a direita vai dançar”, apostou.
‘Santinho’ III
O vereador aproveitou para falar que o PT “está trabalhando, construindo o projeto de 2026”, e vai fazer de três a quatro deputados estaduais e manter duas cadeiras na Câmara Federal. “Nosso recado vai ser dado nas urnas”, projetou.
Nas redes
“(…) eles não aceitam a pluralidade, não querem uma escola diversa e que aborde as questões sociais. Não respeitam a liberdade de cátedra, nem valorizam o papel pedagógico do chão da escola. Eles, que xingam de canalhas quem é contra o atraso, não passarão! (…)”. Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, em publicação após embate na Assembleia em que fez coro à deputada Iriny Lopes contra Alcântaro Filho.

