Sábado, 20 Abril 2024

Sob suspeita

fabio_vandinho_rede_sociais_leonardo_sa Redes sociais/Leonardo Sá
Redes sociais/Leonardo Sá

O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) protestou nesta quarta-feira (4) em suas redes sociais contra o resultado da segunda pesquisa Futura/Folha Vitória realizada no município da Serra. O panorama indica uma ultrapassagem do candidato do prefeito Audifax Barcelos (Rede), o vereador Fábio Duarte (Rede), em resultado diferente do divulgado recentemente pelo Ibope/Rede Gazeta e Enquete/Tempo Novo, que colocaram o tucano em segundo lugar, atrás somente do deputado federal e ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT). No atual cenário da Futura, a posição é ocupada por Fábio Duarte, jogando Vandinho para o terceiro lugar, o que representa constatar um crescimento mínimo em relação ao último levantamento da própria Futura, enquanto o apadrinhado de Audifax teria disparado. "Causa muita estranheza. O instituto não tem credibilidade. Há muitos anos muda os resultados no Espírito Santo", disparou Vandinho, emendando: "estão aí coladinhos com a administração municipal". O deputado, que se coloca como a terceira via no município na polarização entre os grupos que rivalizam e se alternam no poder há 24 anos, de Vidigal e Audifax, ganhou reforço do ex-deputado federal Carlos Manato, que acusou, também nas redes: "suspeita de fraude na pesquisa da Serra". O argumento utilizado por Manato, que já declarou apoio ao tucano no município, é de que Fábio aparece com índice maior na menção espontânea (quando não é apresentado os nomes dos candidatos), com 19,3%, do que na estimulada (17,8%), ao contrário do que sempre ocorre, de fato, nos levantamentos eleitorais. Na reta final do pleito, mais uma polêmica e suspeita pra conta. 

Vamos aos números...
Em comparação à primeira pesquisa Futura, Fábio teria pulado de 10,3% para 17,8% na estimulada e de 7,8% para 19,3% na espontânea. Já Vandinho de 10,5% para 12,8% e de 4,5% para 8%, respectivamente. Nos dois casos, Vidigal segue lá na frente, com ampla vantagem.

Vamos aos números II...
Já a pesquisa Enquete, divulgada no último final de semana, coloca na estimulada Vandinho como "segundo lugar isolado", com 15,44%, atrás de Vidigal (41,1%), mas bem acima de Fábio, com 7%. Na espontânea, Vidigal tem 25,9% e Vandinho e Fábio ficam tecnicamente empatados – 5,6% e 4,5%.

Vamos aos números III...
O levantamento do Ibope foi mostrado no dia 19 de outubro. Nele o resultado apresentou mais de uma diferença. A ordem foi Vidigal (46%), Vandinho (11%), Bruno Lamas (PSB), com 8%, e Fábio só em quarto, com 7%. Na espontânea mudou, com Alexandre Xambinho (PL) saindo da quinta para a terceira posição, mas Vidigal e Vandinho ainda em primeiro (30%) e segundo (5%). Depois vieram Lamas e Fábio, ambos com 3%.

Próximos rounds
Assim como a Futura, uma nova rodada do Ibope também já começou. Logo vem a Serra, outros panoramas, críticas, contestações e ânimos exaltados, já que a eleição bate à porta. A conferir!

Atrás do prejuízo
Audifax, aliás, mais do que nunca tenta barrar Vidigal. Sem poder se candidatar e com dificuldades de fazer um sucessor no município, apostou no vereador em primeiro mandato, injetou muito dinheiro na campanha, e agora faz das "tripas coração" para frear o adversário. Depois de rodar com Fábio para todo lado, tem gravado vídeos contra a gestão Vidigal, com foco em obras. Diz ele que fez muito, enquanto Vidigal parou tudo.

Toma lá, dá cá
Em Vitória, a guerra entre Fabrício Gandini (Cidadania) e Lorenzo Pazolini (Republicanos) também prossegue, mas não na área das pesquisas eleitorais. Os dois usam as redes e programas eleitorais para mandar indiretas. Nessa terça-feira (3), Gandini tocou numa ferida, ou melhor, assunto polêmico, que repercutiu na imprensa nacional: "não dá pra escolher quem invade hospital ou comete outros tipos de violência na sociedade em que vivemos".

Segue...
A referência, para quem não se lembra, remete à "inspeção" realizada por deputados bolsonaristas ao Hospital Dório Silva, na Serra, no auge da pandemia do coronavírus, em junho deste ano. O caso ganhou amplitude por ter ocorrido após pedido do presidente Jair Bolsonaro para que seguidores "filmassem a situação dos hospitais no País".

Pergunta
Por falar em Gandini, o apoio dele ao aliado, vereador Luiz Emanuel Zouain (Cidadania), tem sido questionado pela sociedade civil organizada, que desaprova sua atuação como secretário municipal. A Juntos SOS Espírito Santo Ambiental diz: "Gostaríamos de ter resposta antes das eleições: se eleito, Luiz Emanuel e equipe continuarão no comando da gestão ambiental do município de Vitória?". Com a palavra, Gandini...

Juntos e misturados
O comentário foi motivado por panfleto de campanha do vereador, em que Gandini e o prefeito Luciano Rezende (Cidadania) exaltam sua gestão ambiental. Luiz Emanuel, como se sabe, estava no cargo de secretário até o prazo exigido pela Justiça Eleitoral para participar da disputa deste ano. Não será surpresa alguma se for o escolhido, caso Gandini leve, de fato, a disputa.

PENSAMENTO:
"Há muitas razões para duvidar e uma só para crer". Carlos Drummond de Andrade

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/