Depois de surgir com “muita sede ao pote”, Arnaldinho volta duas casas para o lado de Casagrande

“Política se faz com diálogo, parceria e compromisso com o futuro. Seguimos juntos, trabalhando pelo que realmente importa: o bem do povo capixaba”. A legenda, acompanhada de foto ao lado de Renato Casagrande (PSB), foi postada pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), nas redes sociais nessa quarta-feira (21), após turbulências que ele mesmo criou no mercado político, devido aos efeitos da conversa com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassad (SP), e de declarações feitas à imprensa que sugerem afagos a dois adversários políticos do governador: Paulo Hartung, que se filia ao mesmo PSD na segunda-feira (16), e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), o nome da oposição na disputa ao Palácio Anchieta do próximo ano. Em busca de se consolidar como candidato e encontrar um partido que fique sob seu comando no Espírito Santo, Arnaldinho “foi com muita sede ao pote” nas movimentações, e os ruídos e queixas foram inevitáveis no bloco de Casagrande. Ele chegou a defender, em A Gazeta, o mesmo discurso da sua campanha à reeleição em 2024, de formação de uma “frente ampla”, que tivesse em torno dele, veja só, os projetos pessoais de Casagrande e Hartung – ambos, hoje, cotados para a disputa ao Senado. Ainda ressaltou, nessas atuais articulações, “bom diálogo” com o Republicanos. Não tinha, de fato, a menor chance de Arnaldinho passar batido. O jeito foi voltar “duas casas” no tabuleiro eleitoral na direção de Casagrande, e bem rapidinho…
Tudo ou nada
Não é novidade que o candidato de Casagrande, neste momento, é o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e que Arnaldinho e outros aliados aparecem, desde o início das movimentações, como o “plano B” do grupo. Acontece que o prefeito de Vila Velha e seus aliados estão convencidos de que ele é a “bola da vez” e, como se vê, não parecem dispostos a desistir da ideia.
Tudo ou nada II
Como já citei em colunas passadas, também concordo que Arnaldinho é o adversário ideal de Pazolini. Ambos políticos jovens e com perfil que tem atraído o eleitorado nos últimos anos, em defesa de uma renovação de quadros e fora dos extremos da polarização. No entanto, não há como negar, também, que o prefeito atravessou o cenário com a atual estratégia.
Internas
O impacto foi tão representativo, que há apostas nos bastidores de conversas dele com Hartung, inclusive na intermediação do encontro com Kassab. Arnaldinho tem negado, mas…tratando-se do ex-governador, ações para embolar o jogo eleitoral nunca foram surpresas, ainda mais no campo adversário.
Sinais
PH tem se colocado cada vez mais no tabuleiro eleitoral, seja com postagens nas redes sociais, seja com encontros políticos. Está em plena movimentação, embora ninguém saiba ao certo o que ele fará em 2026. É costume de Hartung fazer isso em toda eleição, provocando tanto efeitos locais quanto nacionais.
Sinais II
O ex-governador vem incensando, direto, o prefeito Pazolini, com várias publicações elogiosas nas redes sociais. Ao mesmo tempo, tem divulgado fotos antigas de suas participações em eleições. Nesta quinta-feira (22), foi a vez de um santinho dele como candidato a governador pelo PSB, em 2002, junto com o atual deputado federal Paulo Foletto, na época atrás de uma cadeira à Assembleia Legislativa.
Terreno demarcado
Ameaçado pela movimentação de Arnaldinho, o presidente estadual do PSD e prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, se reuniu com Hartung nesta quinta. “Conversamos sobre os desafios do presente e as perspectivas para o futuro, reforçando o alinhamento e a união do PSD para as próximas eleições. Seguimos juntos, com responsabilidade, muito diálogo e compromisso com o Espírito Santo”, cravou.
Mas, já?
Em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, a gestão de Theodorico Ferraço (PP) anunciou a exoneração do secretário de Administração, Amós Marcelino. O atual controlador-geral do município e secretário interino de Relações Institucionais, Fernando Moura, vai assumir interinamente a pasta.
Mas, já II?
O motivo foi informado apenas assim: “acusação veiculada em rede social envolvendo suposta facilitação a uma empresa na licitação de serviços de limpeza urbana do município”. Theodorico negou irregularidade, Amós também, mas veio a exoneração. “Aguardamos sua defesa e a apuração completa dos fatos”, afirmou o prefeito.
Mas, já III?
O caso, repito, sem grandes detalhes, gerou uma retificação no edital para evitar, segundo Theodorico, direcionamento e garantir a competitividade no processo licitatório. “A exigência de mil contentores (container de lixo) restringia a participação a uma única empresa nacional, o que poderia levar à anulação do edital. Corrigimos imediatamente”, enfatizou. A conferir!
Nas redes
“(…) E quando a gente olha para trás e vê um município que estava tão abandonado, e olha hoje um município que está fazendo a diferença na Grande Vitória e no Estado, é motivo de orgulho, motivo de um povo ser feliz (…) e o motivo de eu colocar meu nome à disposição para ser um homem público é um só: ajudar quem mais precisa (…)”. Arnaldinho, abrindo os eventos e os discursos do aniversário de 490 anos de Vila Velha.