quarta-feira, agosto 13, 2025
21.6 C
Vitória
quarta-feira, agosto 13, 2025
quarta-feira, agosto 13, 2025

Leia Também:

Vitrine ampliada

A ocupação de espaços por Maguinha Malta, agora também via Republicanos

Kamyla Passos/Ales

Candidata ao Senado pelo PL, Maguinha Malta tem sido, há meses, carregada por seu pai, Magno Malta, para tudo quanto é agenda e evento político-eleitoral, sempre com lugar de protagonismo garantido e discursos bolsonaristas na ponta da língua. Agora, amplia os espaços também pela via do Republicanos, partido que negocia aliança com o PL para 2026. Ela participou de uma articulação puxada pelo deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) na Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (11), em defesa do projeto que permite veto ao ensino de gênero nas escolas públicas e privadas, alvo de contestações no Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal de Justiça do Estado (TJES). Publicitária, estreante em política e vice-presidente estadual do PL, Maguinha foi apresentada na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, da Família e dos Valores Cristãos, presidida pelo deputado, como “representante” de Magno, e falou “em nome da família e da igreja”. Junto com os dois, pastores evangélicos que assinaram uma carta em defesa da Lei 12.479/2025, promulgada pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), após o governador Renato Casagrande (PSB) deixar correr o prazo para veto ou sanção. O Republicanos, como se sabe, tem como projeto prioritário o palanque do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao Palácio Anchieta. Já o PL eleger Maguinha, segundo Magno Malta, para “defender seu legado”. Com duas vagas em disputa no próximo ano, a direita que se diz “bolsonarista raiz” está congestionada. Além de Maguinha, tem o deputado federal Evair de Melo (PP), o vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo), o deputado estadual Callegari (ex-PL e a caminho do DC), o ex-deputado Carlos Manato (ainda no PL)…definitivamente, não tem para todo mundo!

Sobe ou fica?

Sempre bom reforçar o panorama…Evair de Melo tem circulado para todo lado com Pazolini, mas é filiado ao PP, hoje alinhado ao projeto de Casagrande. Candidato à reeleição, ficará onde está, valendo-se da força da superfederação formada entre seu partido e o União Brasil. Para o Senado, teria que trocar de legenda…qual?

Cartas fora do baralho?

Monjardim tem sido apresentado há meses como candidato do Novo em projeto “casado” com Maguinha Malta e o PL, indicando negociações avançadas. Mas há controvérsias se o projeto vinga! Já Carlos Manato, vez ou outra coloca um fogo nas articulações, mas nada de se abrigar em outra legenda, nem de sair com Pazolini por aí…

Não arreda o pé

O deputado estadual Callegari, que iniciou processo de se desfiliar do PL sem perder o mandato, em acordo com Magno Malta, tem dito que sua candidatura ao Senado é irreversível, como prova a troca de partido.  Ele vai para o Democracia Cristã (DC), após não ter campo interno para defender seu palanque. A barreira foi justamente o “projeto Maguinha”.

Articulações

A “convocação” de Alcântaro Filho foi para debater o que chama de “Escola Sem Doutrinação”. Junto com Maguinha, estavam representantes de um grupo que se intitula “a liga de pastores conservadores” e foi criado este ano. Nessa terça-feira, eles foram a Brasília e se reuniram com Magno Malta. Todos juntos e misturados.

Virou moda…

Assim como já registrado em outros municípios, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), vetou a entrada da oposição em equipamentos municipais. A denúncia foi feita pela vereadora Açuçena (PT), a única voz desse campo no município, após ser impedida nessa terça-feira (12), com reforço da Guarda Municipal, de acessar unidades de saúde. A pergunta de sempre: e pode?

Bloco

Dia desses, o deputado federal Da Vitória sentou-se à mesa com Marcelo Santos e o também deputado federal Gilson Daniel (Podemos). “Juntos, os partidos União Brasil, Podemos e Progressistas compartilham um alinhamento nacional, assim como aqui no Espírito Santo”, ressaltou.

Bloco II

Os três partidos estão no bloco de Casagrande, que hoje tem o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), como candidato prioritário à sucessão. Da Vitória reivindica, nesta composição, a segunda vaga ao Senado. Na outra, a preferência é do governador. Já Marcelo é candidato à Câmara Federal e Gilson à reeleição.

Contradições

A propósito, na semana passada, o presidente da Assembleia convocou uma reunião em seu gabinete, no horário de sessão ordinária, para combinar o andamento da pauta do plenário, que já somava mais de 1,4 mil projetos parados. Pois bem, nesta semana, as sessões foram bem devagar e acabaram até mais cedo. Vai entender…

Privilégios

Um dos projetos aprovados nessa segunda, Dia do Advogado, também merece comentário. A categoria, agora, terá atendimento prioritário em repartições públicas estaduais e outros estabelecimentos, ideia do próprio Marcelo. E prevê até multa! Nada contra os advogados, mas “peraí”, né?!

Nas redes

“(…) Na visita à Unidade do Jabour, vi de perto que a estrutura não comporta a demanda da comunidade. Cobrei em plenário a construção de uma nova unidade, moderna e ampla, para atender com dignidade cada morador (…)”. Raniery Ferreira, vereador de Vitória pelo PT.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas