Terça, 23 Abril 2024

Vitrine 'democrática'

casagrande_leonardo_sa-4 Leonardo Sá
Leonardo Sá

Prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que tenta colocar gás no vereador Fábio Duarte (Rede) como seu candidato à sucessão; o ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal, listado pelo PDT como candidato este ano; e os deputados estaduais Bruno Lamas (PSB) e Alexandre Xambinho (PL), também em movimentações para disputar o pleito. O governador Renato Casagrande reuniu quase todos os principais lados e potenciais palanques em assinatura online de ordens de serviços para importantes investimentos no município realizado nesta segunda-feira (3). Os quatro com direito a falas, troca de elogios, marcação de território e também cutucadas (por Lamas). Audifax e Vidigal, adversários há anos, já vinham sendo acompanhados de perto pelo mercado político desde o ano passado, por razões óbvias: os respectivos grupos se alternam há anos no poder na Serra. Já Xambinho colocou o time em campo, oficialmente, na última quinta-feira (30), com o lançamento do Projeto Serra Novas Ideias. Nesta segunda, foi a vez de Lamas, mais uma vez, fazer discurso de legitimação do seu palanque, na própria solenidade virtual, quando avisou que a decisão de disputar não cabe recuo e que começa agora a se despedir de participações em eventos desse tipo, como determina a lei eleitoral. A 28 dias do início das convenções (de 31 de agosto a 16 de setembro), quando serão confirmadas as cabeças de chapas para a disputa de novembro, Casagrande abre uma vitrine "democrática" na Serra. Nas articulações da disputa municipal, já teve momento de ser apontado ora em possível aliança com Audifax, ora com Vidigal, mas também concedeu espaços recentes para Xambinho. Falta chegar, ainda, a exclusividade de Bruno Lamas, do seu partido e ex-secretário de Trabalho e Assistência Social. Na Serra, dos nomes que se destacam, o único lugar que o governador não vai, já está claro, Vandinho Leite (PSDB), da oposição. Agora, que vai...

Distante
O projeto de Xambinho foi anunciado em parceria com o Dr. Gustavo Peixoto (Pros), também pré-candidato, sinalizando a aliança entre os dois partidos. O deputado se filiou ao PL, do ex-senador Magno Malta, para consolidar seu nome, mas, até agora...cadê Magno?

Distante II
O presidente estadual do PL, que está sem mandato desde a derrota de virada em 2018, é mais do que ativo nas redes sociais. Todo dia tem publicações. Por isso mesmo, chama atenção que não divulgue nem coloque gás nos seus palanques municipais. De cabo eleitoral, nadica de nada.

Não perde uma
Em compensação, Magno aborda todas as questões nacionais envolvendo o Governo Bolsonaro, para defender o presidente, que o deixou a ver navios após as últimas eleições, sem o cargo de ministro.

Ramalho, de novo
Voltando a Lamas, assim como Euclério Sampaio (DEM), que disputa o título de palanque palaciano em Cariacica, o deputado fará live com o secretário de Estado de Segurança, Coronel Alexandre Ramalho, nesta terça-feira (4), às 18 horas. Lamas antecipou alguns pontos: reabertura da delegacia da Serra-Sede, aumento do efetivo na delegacia de Jacaraípe, melhorias na estrutura da CIA Independente de Feu Rosa, e reparação do efetivo da Polícia Militar.

Bolada
Os investimentos anunciados na solenidade virtual tratam de R$ 70 milhões para a Serra, que serão destinados principalmente ao saneamento – inauguração das obras de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Manguinhos e a implantação de 72 novos quilômetros de redes coletoras - e para reformas das Escolas Aristóbolo Barbosa Leão e Francisco Alves Mendes, além de convênio para drenagem e pavimentação de ruas do bairro Residencial Jacaraípe.

Reação
Vandinho usou as redes sociais para criticar o governo. "Como representante da população e cidadão, eu queria lembrar que o esgoto da Serra é privatizado, e a gente paga uma taxa de 80% na conta de água, da qual já está incluso a previsão de investimentos na área de tratamento. Então, por que usaram dinheiro público [R$ 11 milhões]? Esse investimento tem que sair do bolso da Serra Ambiental", disse. O deputado vai oficiar a gestão estadual e ameaça acionar a Justiça.

Apoio
Seis magistrados do Espírito Santo assinam um "manifesto em solidariedade" ao juiz de Pernambuco, Pierre Souto Maior Coutinho de Amorim, alvo de Pedido de Providência instaurado pelo corregedor nacional, ministro Humberto Martins, devido a um erro de digitação registrado em duas decisões. São eles (pula pra próxima nota) ...

Nomes
...Ana Maria Mendes do Nascimento (Tribunal Regional do Trabalho - TRT17), desembargador Cláudio Couce Armando Menezes (desembargador do TRT17), Evandro Coelho de Lima (Tribunal de Justiça-TJES), Germana de Morelo (TRT17), Graciene Pereira Pinto (TJES) e desembargador José Carlos Rizk (TRT17). O grupo integra a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

Repercussão
O erro – o juiz trocou o termo mesmo pelo menos -, deu a equivocada impressão de que a decisão autorizava a devolução de bens apreendidos ao indiciado, inclusive as drogas. Ele o corrigiu depois, mas o caso bombou nas redes sociais. Os magistrados do manifesto se dizem "perplexos" com a abertura do Pedido de Providência.

PENSAMENTO:
"Antes de sair em busca de vingança, cave duas covas". Confúcio

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/