Quinta, 18 Abril 2024

Bancos comunitários podem auxiliar na redução dos impactos da pandemia

banco_bem_CreditosDivugacao Divulgação

A Rede Desenvolver, que aglutina bancos comunitários do Espírito Santo, acredita que as iniciativas de finanças solidárias podem minimizar os impactos econômicos e sociais causados durante e depois da pandemia do coronavírus. Por isso, irá contactar parlamentares e o Governo Renato Casagrande, para apresentar propostas que contribuam, por exemplo, com a geração de emprego e renda. 

Segundo Leonora Mol, que é presidente da Rede Desenvolver, coordenadora da Rede Brasileira de Bancos Comunitários e presidente do Ateliê de Ideias, entidade gestora do Banco Bem, que fica no Território do Bem, em Vitória, o Governo do Estado pode efetuar o pagamento de programas de renda básica já existentes por meio dos bancos comunitários, assim como criar novos programas desse tipo em parceria com esses bancos. 

Um dos exemplos dados por Leonora é o que acontece em Maricá, no Rio de Janeiro. De acordo com ela, há um programa de bolsas com foco no público jovem, por meio do qual a prefeitura disponibiliza R$ 400,00 via moeda social eletrônica do banco comunitário da região, no qual são abertas contas para os beneficiados. O dinheiro só pode ser utilizado para consumir produtos e serviços dentro da comunidade, em estabelecimentos comercias que têm cadastro no banco. 

Assim, explica Leonor, além de atender necessidades básicas dos jovens, é possível fomentar o comércio da região. Ela acredita que iniciativas como essa podem ser criadas e as que existem hoje nos bancos podem ser fortalecidas, como a disponibilização de crédito de consumo, que não tem juros e é destinado para aquisição de necessidades básicas; e de crédito produtivo, que é o destinado para desenvolvimento comercial, como pagamento de salário, capital de giro, entre outros.

Outra ação existente em bancos comunitários do Espírito Santo e que pode ser incentivada pelo Governo do Estado, afirma Leonora, é o crédito habitacional, por meio do qual se disponibiliza, por exemplo, recursos para compra de material de construção. Caso o beneficiário queira, ele também pode contar com assistência técnica de um profissional para auxiliar na construção do imóvel, pensando em questões como ventilação e prevenção a enchentes. 

Para Leonora, essas iniciativas podem amenizar os impactos do coronavírus durante e depois da pandemia não somente por fortalecer o comércio da região, mas também por possibilitar a contratação de mão de obra local. Ela explica que, ao se fortalecer, o estabelecimento comercial pode precisar de funcionários, o que aumenta as oportunidades de emprego na comunidade. "Nas comunidades onde os bancos comunitários atuam, é comum contratar os moradores ou a própria família trabalhar no comércio", afirma.

Leonora explica que os bancos comunitários se encontram em comunidades de vulnerabilidade econômica e social. Algumas das diferenças em relação aos bancos tradicionais, são o fato de que pessoas com o nome negativado podem contrair empréstimo e que os juros são bem inferiores. A presidente da Rede Desenvolver afirma que, no caso de crédito produtivo, os juros podem variar de 0,75% a 3%. No habitacional, de 1% a 4%, caso a pessoa queira assistência técnica.

A cessão de crédito e pagamento de produtos e serviços são feitos por meio de um aplicativo de celular específico dos bancos comunitários, o E-Dinheiro. Também há um cartão e, em alguns bancos, uma moeda impressa. Em cada uma dessas três modalidades o consumo deve ser feito dentro da própria comunidade onde o banco se situa. Leonora explica que os bancos têm priorizado o cartão e o aplicativo, pois a impressão da moeda comunitária é cara, já que é preciso utilizar recursos que impeçam a falsificação.
Cartão a Aplicativo E-Dinheiro. Créditos: Divulgação

No Espírito Santo existem 12 bancos comunitários, sendo um em Vitória, dois em Vila Velha, quatro na Serra, dois em Cariacica, um em Pedro Canário, Nova Venécia e Divino de São Lourenço. A Rede Desenvolver afirma que também vai buscar diálogo com os pré-candidatos às prefeituras para discutir a possibilidade de colocar nos planos de governo atividades em parceria com os bancos comunitários.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 2

Sônia Adriana em Sexta, 19 Junho 2020 13:14

Oi eu moro em Vitória, na praia do suá, to precisando trocar meu telhado q Ta muito quebrado é de eterniti, e preciso de um empréstimo como eu faço???? Eu tenho coo conseguir???

Oi eu moro em Vitória, na praia do suá, to precisando trocar meu telhado q Ta muito quebrado é de eterniti, e preciso de um empréstimo como eu faço???? Eu tenho coo conseguir???
Agata em Sexta, 04 Dezembro 2020 11:11

TESTIMONIO SOBRE CÓMO CONSEGUÍ MI PRÉSTAMO DE UNA COMPAÑÍA DE PRÉSTAMO AUTÉNTICA

Hola a todos, Mi nombre es Agata Santiago, ciudadana de España; Tengo 52 años de edad .. Quiero informarles sobre la bondad del señor por llevarme finalmente a un prestamista de préstamos real y genuino llamado Sra. Michelle Silva, la directora general de Michelle Silva Finance después de haber sido estafada por otros prestamistas falsos. Estaba desesperada y no sabía en quién confiar mientras ella vino y puso una gran sonrisa en mi rostro ante mi mayor sorpresa. Cualquiera de ustedes que también haya sido víctima de una estafa, no debería molestarse más, les traigo buenas noticias y el único prestamista en el que puede confiar, simplemente contáctelos ahora por correo electrónico: {} para más información sobre cómo obtener su préstamo. Y una vez más gracias a la Sra. Michelle Silva por concederme un préstamo de 75.000,00EUROS

TESTIMONIO SOBRE CÓMO CONSEGUÍ MI PRÉSTAMO DE UNA COMPAÑÍA DE PRÉSTAMO AUTÉNTICA Hola a todos, Mi nombre es Agata Santiago, ciudadana de España; Tengo 52 años de edad .. Quiero informarles sobre la bondad del señor por llevarme finalmente a un prestamista de préstamos real y genuino llamado Sra. Michelle Silva, la directora general de Michelle Silva Finance después de haber sido estafada por otros prestamistas falsos. Estaba desesperada y no sabía en quién confiar mientras ella vino y puso una gran sonrisa en mi rostro ante mi mayor sorpresa. Cualquiera de ustedes que también haya sido víctima de una estafa, no debería molestarse más, les traigo buenas noticias y el único prestamista en el que puede confiar, simplemente contáctelos ahora por correo electrónico: {} para más información sobre cómo obtener su préstamo. Y una vez más gracias a la Sra. Michelle Silva por concederme un préstamo de 75.000,00EUROS
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/