Domingo, 05 Mai 2024

Comissão da Assembleia quer desconto na conta de água dos moradores da Serra

deputado_alexandre_xambinho_tatibeling_ales Tati Beling/Ales
Desconto na conta de água e esgoto dos moradores da Serra; limpeza das caixas d'água; e prazo para regularização definitiva do fornecimento. Esses são os encaminhamentos da reunião realizada nesta segunda-feira (6), pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, que debateu o problema da distribuição de água suja e imprópria - amarela e barrenta - à população, sob responsabilidade da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).

"Desde o início de janeiro que a gente vem com esse problema. Um morador me falou que está com a família inteira na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com problemas intestinais", contou Marcelo Leal, líder do bairro Serra Dourada II. A presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), Mara Gomes, reforçou: "os bairros estão recebendo mais barro do que água". Também presente à reunião, Guilherme Lima, coordenador-geral da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), apontou que o "o serviço prestado é da pior qualidade e as pessoas estão passando mal".

O presidente da comissão, deputado Alexandre Xambinho (PSB), morador do município, afirmou que sempre houve interrupção dos serviços pela Cesan, seja por manutenção ou fortes chuvas, mas nunca aconteceu de a água chegar suja. "Eu vivo esse problema dentro da minha casa", disse. "As nossas crianças e idosos estão passando mal por causa dessa água barrenta", reiterou.

Também residentes na Serra, as estudantes de Engenharia Sanitária e Ambiental no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vitória, Liliane Coimbra e Cássia Boaventura, participaram da reunião. Elas realizaram uma análise da qualidade da água que chegava em suas casas e concluíram que a amostra coletada apresentava turbidez seis vezes maior do que a permitida pela legislação, segundo as alunas do Ifes.

Segundo Xambinho, a solicitação de desconto na conta de água e esgoto será referente aos dias em que houve problema de abastecimento. Além do prazo para resolver o problema e da limpeza das caixas d'água, o deputado pedirá ainda uma visita técnica da comissão, juntamente com os vereadores e líderes comunitários, às obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Carapina.

O gerente da Cesan, Carlos Augusto Dilem, "pediu desculpas à população" e reconheceu a falha na ETA, que acarretou no aumento da turbidez. "A gente teve esse problema mais acentuado dos dias 5 a 8 do mês de fevereiro. Naquele fim de semana mesmo a gente iniciou a desinfecção", afirmou. Dilem informou que as reclamações sobre o abastecimento já diminuíram, mas que qualquer situação deve ser relatada à Cesan pelo telefone 115.

Também participaram da reunião os deputados João Coser (PT) e Hudson Leal (Republicanos); os vereadores da Serra Adriano Galinhão (PSB), Jefinho do Balneário (PL), Paulinho do Churrasquinho (PDT), Professor Rurdiney (PSB), Rodrigo Caçulo (Republicanos), Saulinho da Academia (Patri), Sérgio Peixoto (Pros) e William Miranda (PL); e o subsecretário da Casa Civil para Relações Institucionais, Sandro Locutor.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/