Domingo, 28 Abril 2024

Espírito Santo tem 27 desalojados e 8 desabrigados devido às chuvas

chuva_FotoDefesaCivilES Defesa Civil/ES

As chuvas das últimas 24 horas deixaram 27 desalojados e 8 desabrigados no Espírito Santo, de acordo com o Boletim Extraordinário da Defesa Civil. Entre os desalojados, 24 são de Linhares, no norte, e 3 em Mimoso do Sul, no sul, onde também estão registrados os casos de desabrigamento e houve a ocorrência de elevação nos níveis de córregos e rios, pontos de alagamento na sede, e queda de uma árvore, atingindo uma residência. Os desabrigados foram para a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Monteiro da Silva. 

No Boletim não consta o local para onde as vítimas de Linhares foram encaminhadas. Entretanto, no site da Prefeitura há a informação de que seis famílias optaram por ficar na casa de parentes, embora a gestão de Bruno Margotto Marianelli (Republicanos) tivesse disponibilizado abrigo provisório. Um idoso de 66 anos, segundo a administração municipal, sofreu um mal súbito, foi atendido pelas equipes do Samu, encaminhado para uma unidade hospitalar e a família amparada pelas equipes da Defesa Civil Municipal e Assistência Social.

Em Linhares, o Rio Doce já ultrapassou a cota de inundação, enquanto que, em Colatina, também no norte, atingiu a cota de atenção. Em virtude da previsão de tempo para esta quarta-feira (25), é alta a possibilidade de ocorrências de inundações, alagamentos e enxurradas devido aos acumulados prévios e à previsão de continuidade da chuva, com pancadas de intensidade moderada a forte em todo o Espírito Santo, em especial na região entre Cachoeiro do Itapemirim, no sul; na Grande Vitória e na foz do Rio Doce, em Linhares.

A previsão para esta quarta-feira é de muita variação de nuvens, principalmente na metade sul capixaba, e de chuva/pancadas de chuva com prováveis trovoadas, sendo a maior chance no norte, além da expectativa de acumulado de chuva expressivo em vários trechos do Estado. É considerada alta a possibilidade de movimentos de massa nas mesorregiões Sul, Central e Litoral Norte devido aos acumulados dos últimos dias.

A previsão de elevados acumulados a partir da noite desta terça-feira (24), que poderão alcançar valores superiores a 100 mm em 24h, podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra em áreas urbanas, além de queda de barreiras nas margens de rodovias. Segundo o Boletim, considera-se moderada a possibilidade de movimentos de massa no noroeste devido aos acumulados dos últimos dias e à previsão de chuva na forma de pancadas, que podem deflagrar deslizamentos de terra pontuais.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/