Domingo, 28 Abril 2024

Fórum manifesta repúdio à transferência de servidor em Cariacica

prefeitura_cariacica_CreditosPMC PMC

O Fórum Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Espírito Santo (Fetsuas-ES), divulgou, nesta segunda-feira (12), uma nota de repúdio contra a transferência do servidor Rúdio Krauzer da Secretaria Municipal de Assistência Social para a Secretaria Municipal de Saúde, o que, para o Fórum, configura-se "uma tentativa de silenciamento por parte da gestão municipal".

Conforme destacado na nota, Rúdio, que integra o Conselho Municipal de Assistência Social de Cariacica (CMAS), apontou necessidade de fiscalização em uma entidade inscrita no CMAS para execução de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para que a entidade pudesse ser beneficiária de uma emenda parlamentar. "A mesma apresentou diversas irregularidades no ano de 2022, tendo sido orientada a se adequar, porém o CMAS não realizou visita a instituição para verificar as adequações realizadas", aponta.

A transferência do servidor, prossegue o Fórum, ocorreu após ele indicar necessidade de analisar se as irregularidades haviam sido sanadas. "Tal ação é uma evidente tentativa de perseguir e silenciar o conselheiro e representante do segmento de trabalhadores no cumprimento de sua atribuição no espaço legítimo de controle social do SUAS. Não fere apenas a política de Assistência Social, disfere um golpe violento e autoritário nas trabalhadoras e trabalhadores do SUAS do município de Cariacica/ES, além de aviltar brutalmente a democracia", diz a nota.

O Fórum faz menção ao tema da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que é "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos". "Portanto, não vamos nos omitir frente a tentativa de silenciamento do trabalhador, por meio de sua transferência arbitrária e autoritária, no cumprimento de suas obrigações enquanto conselheiro do CMAS", diz a nota.

O texto prossegue afirmando que "a Política de Assistência Social que queremos não será vítima de desmandos, tampouco seu espaço de controle social será desrespeitado dessa forma". E defende que "o conselheiro eleito deve completar seu mandato e seguir firme representando os interesses da sociedade civil, sem represálias ou quaisquer tentativas de assédio no exercício de sua competência".

Procurada por Século Diário, a Prefeitura de Cariacica, na gestão de Euclério Sampaio (União), por meio da Secretaria de Assistência Social, se limitou a afirmar que "o órgão possui autonomia para ceder servidores a outras secretarias quando há a necessidade de suprir demandas para atendimento à população".

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/