sábado, dezembro 14, 2024
23.3 C
Vitória
sábado, dezembro 14, 2024
sábado, dezembro 14, 2024

Leia Também:

Justiça indefere pedido de adiamento da eleição para reitor da Ufes

O juiz Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha, titular da 4ª Vara Federal Civil do Espírito Santo, indeferiu nessa quarta-feira (16) o pedido de liminar impetrado pela chapa 1, que disputa a eleição para a reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A informação foi divulgada no hotsite eleiçõesufes2015.
 
A chapa é encabeçada por Glaucia Abreu, candidata a reitora, e Sávio Queiroz, candidato a vice-reitor. Eles alegavam no processo que havia risco de fraudes na eleição, que acontece na próxima terça-feira (22), já que a reitoria atual não providenciou a tempo, com a Justiça Eleitoral, a cessão de urna eletrônica e, por isso, a votação será manual, em cédulas. 
 
Mas o juiz federal indeferiu o pedido alegando que as provas do risco de fraudes são insuficientes. “Com base em tais fundamentos, não vislumbro, em sede de consignação sumária, a existência de fumus boni júris [fumaça do bom direito – significa existência de indícios], motivo pelo qual indefiro o pedido de liminar”, diz na decisão. 
 
Para o juiz, faltou na argumentação da chapa provas que pudessem sustentar as acusações e que os requerimentos sem resposta que foram encaminhados à comissão não são suficientes para paralisar o processo eleitoral. 
 
“A afirmação no sentido de que o modus operandi da comissão eleitoral visa a favorecer aqueles que se encontram nos cargos e pleiteiam a reeleição, para que seja acolhida e resulte numa medida de suspensão de um processo eleitoral, ela precisa estar acompanhada de robusta prova documental, no sentido da ocorrência de fraudes ou graves arbitrariedades, não bastando para tanto a mera alegação de que diversos requerimentos têm sido encaminhados à comissão eleitoral sem resposta em tempo razoável”, afirmou o juiz em seu despacho. 
 
Nesta quinta-feira (17) acontece o último debate entre os candidatos que representam as três chapas concorrentes na eleição. O confronto será no Ginásio de Esportes do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no campus de Alegre.
 
Disputa 
 
Chapa 1 – Glaucia Rodrigues de Abreu (professora do Departamento de Ciências Fisiológicas e atual diretora do Centro de Ciências da Saúde) e Sávio Silveira de Queiroz (professor do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento);
 
Chapa 2 – Marcel Olivier Ferreira de Oliveira (professor do Departamento de Engenharia Civil) e Aloísio Falqueto (professor do Departamento de Medicina Social);
 
Chapa 3 – Reinaldo Centoducatte (professor do Departamento de Física e atual reitor); e Ethel Leonor Noia Maciel (professora do Departamento de Enfermagem e atual vice-reitora).
 
Se nenhuma das chapas alcançar pontuação superior à soma dos pontos das demais chapas, como está sendo previsto pela comunidade acadêmica, o segundo turno está definido para o dia 6 de outubro. O resultado oficial será divulgado no dia 21 de outubro.

Mais Lidas