As primeiras semanas do novo Século Diário também foram marcadas por um novo sistema de comentários, que permite mais interação entre os leitores. É consenso da redação do jornal que os comentários são uma extensão da matéria, já que trazem novas informações e outros pontos de vista sobre os temas tratados.
Uma das matérias campeãs de audiência nesses primeiros dias de novo formato foi a denúncia publicada na última terça-feira (7), sobre as relações nebulosas entre o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o ex-secretário de Estado da Fazenda José Teófilo, em “negociata” de terrenos para a instalação de uma planta industrial da Ferrous Resources do Brasil em Presidente Kennedy (litoral sul do Estado). Os comentaristas foram unânimes em desaprovar a atitude do ex-governador e demonstraram a decepção nos comentários.
Álvaro Gomes Ferreira chegou a comparar Hartung ao senador cassado Demóstenes Torres. Já Lucelena Dutra e Nery Neto salientaram que “ as máscaras estão caindo”, ao se referirem ao fato revelado pela reportagem.
O alcance da matéria referente à autorização do primeiro casamento civil homoafetivo do Estado também deu espaço a um acalorado debate nos comentários, mas desta vez os leitores tomaram lados diferentes na discussão, cada um defendendo o seu ponto de vista.
Enquanto Jocimar Alves enfatizou que família é constituída por homem e mulher, Rodrigo Rosa discordou afirmando que família é constituída por amor e relações afetivas, com ensinamentos e valores sociais que visem ao bem estar das pessoas.
Nas redes sociais o debate em torno dos temas tratados nas edições diárias se estende. A página do Facebook Século Diário registra novos assinantes a cada dia, o que contribui para a disseminação do conteúdo dinâmico do jornal e o twitter oficial @SeculoDiario vem sendo atualizado a cada novo conteúdo publicado, diferente do que acontecia no antigo formato.
Mesmo com a mudança de layout, no ritmo das atualizações diárias e no formato dos comentários, Século Diário continua prezando pela transparência e pelo foco na interpretação dos fatos. A contribuição dos leitores para enriquecer ainda mais o noticiário é primordial. Continuem comentando.