Quinta, 25 Abril 2024

Primeiro dia do Plano de Convivência tem maior isolamento e menor ocupação de UTIs

renatocasagrande_heliofilho_secom Secom
Hélio Filho/Secom

O primeiro dia de implementação do Plano de Convivência com a Pandemia registrou aumento do isolamento social e redução da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tanto na média estadual quanto na média da Grande Vitória e nos municípios onde foi implementado: Cariacica, Fundão, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. 

Os números não são suficientes para uma análise mais aprofunda da eficácia do Plano, mas demonstram "que estamos no caminho certo", afirmou o governador Renato Casagrande (PSB) em seu pronunciamento na noite desta terça-feira (12).

"Com a colaboração de todos, a responsabilidade individual de todo mundo, pode funcionar", encorajou. "A pandemia é de longo prazo, este ano, ano que vem. Vamos ter que conviver enquanto a ciência não apresentar uma vacina que chegue até nós", lembrou.

Segundo números divulgados pelo governo do Estado, o isolamento social aumentou quando comparados os percentuais entre a primeira segunda-feira de maio (4) e a última (11), inicio do Plano de Convivência.

O percentual estadual aumentou de 46,3% para 47,6%. Na Grande Vitória, subiu de 44,29% para 46,86%; em Cariacica de 42,8% para 43,8%; em Fundão de 42,2% para 52,8%; em Santa Teresa de 54,7% para 56,4%; na Serra de 42,6% para 44%; em Viana de 45,6% para 46,4%; em Vila Velha de 46,5% para 46,5%; e em Vitoria de 46,7% para 47,8%. "O ideal é 55%, mas estamos trabalhando pra chegar lá", garantiu Casagrande.

A ocupação de leitos de UTI, que chegou a 76,68% na Grande Vitória nessa segunda-feira (11), já bem próxima dos 80% que acendem o alerta amarelo para lockdown, e a média no Estado de 68,59%, nesta terça-feira (12) tiveram os índices reduzidos, respectivamente, para 72,7% e 65,93%.

O Painel Covid-19 desta terça-feira (12), no entanto, mostrou a manutenção do crescimento elevado do número de casos confirmados e óbitos, tendo sido registrados 268 casos e 16 mortes nas últimas 24 horas, totalizando 5.087 e 212 até o momento.

A letalidade estadual manteve a taxa de 4,07% do painel anterior, havendo crescimento das taxas dos municípios da região metropolitana, com exceção de Cariacica, que passou de 3,99% para 3,96%. Já Vila Velha aumentou de 2,81% para 2,91%; Serra de 6,36% para 6,47%; Vitória de 4,32% para 4,66%; e Viana de 3,03% para 3,70%.

O Plano de Convivência objetiva conciliar o aumento do isolamento social com o funcionamento da atividade econômica. Estabelece a reabertura gradual e alternada do comércio de rua, mesmo nos municípios de risco elevado de contaminação, compensada por uma série de mudanças voltadas aos setores da indústria, prestação de serviços e estatal.

Sobre o comércio, permanecem fechados os shoppings centers, academia e bares, e os restaurantes fecham nos finais de semana. Os demais comércios podem abrir as portas em dias alternados.

Nesta primeira semana, a segunda-feira foi o dia dos produtos não ligados ao corpo, como eletrodomésticos, materiais de construção e automotivo. Na terça-feira, foram as lojas de roupas, cosméticos, sapatos e outras de produtos para o corpo. Funcionamento de 10h às 16h, para evitar congestionamento do transporte coletivo. E apenas recebendo um cliente a cada dez metros quadrados, com disponibilização de pia com água e sabão ou álcool 70%.

O uso da máscara facial é obrigatório em todo o Estado, independentemente do risco do município. A responsabilidade pelo cumprimento da medida, nos estabelecimentos privados, é do proprietário. No transporte público da Grande Vitória, o motorista só pode sair com o ônibus do terminal se todos os passageiros estiverem sentados e com máscaras, e, em caso de descumprimento, a penalização é dos proprietários das empresas de ônibus.

O sistema Transcol também mostrou dados auspiciosos. O contingente de passageiros, que era de mais de 600 mil pessoas em março deste ano, baixou para 259.516 no dia quatro de maio e, nessa segunda-feira para 252.104. "E fora do horário de pico, de 10h às 16h", ressaltou.

Outra medida importante para reduzir a circulação de pessoas nas ruas e coletivos é a determinação de que todo trabalho administrativo deva ser feito em homeoffice, tanto no comércio, indústria, prestação de serviços e serviço público, seja na esfera estadual, municipal ou federal.

O papel dos municípios também foi ressaltado no pronunciamento, quando o governador citou o desligamento da iluminação pública nas praias, como forma de evitar aglomerações nessas regiões. "Com essas compensações, nós permitimos que a partir de ontem o comércio, de forma gradual e alternada, pudesse reunir sua abertura e atividade", salientou Casagrande. 

Os primeiros números do Plano, reafirmou o governador, mostram que "temos caminho para conceituar isolamento social não apenas como comércio fechado. E que podemos fazer valer uma regra que permita que a gente possa alcançar o isolamento sem sacrificar um único setor. Temos que ampliar o isolamento social e não podemos passar de 80% de uso de leitos de UTI", ratificou.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/