Sexta, 29 Março 2024

Proposta de readmissão de trabalhadores feita pela Águia Branca é homologada

onibus_aguia_branca.facebook Facebook

A proposta de readmissão de trabalhadores, feita pela Viação Águia Branca, foi aprovada em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Espírito Santo (Sindirodoviários) na segunda-feira (13) e homologada na terça-feira (14). 

A Águia Branca propôs a readmissão de cerca de 180 funcionários demitidos a partir de março deste ano em função da pandemia da Covid-19. Também afirmou que vai pagar a diferença da multa rescisória do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e, para aqueles que não quiserem ser readmitidos, pagar o valor de R$ 2 mil, dividido em quatro vezes. 

Os cerca de 180 trabalhadores haviam conquistado a reintegração em junho. Contudo, a Águia Branca entrou com uma liminar de suspensão da medida até o julgamento definitivo, que foi negada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o que fez a empresa recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

A decisão do TST foi de realização de audiência de conciliação, realizada na terça-feira (7), na qual a Águia Branca apresentou a proposta a ser avaliada na assembleia do Sindirodoviários. 

Outros 122 trabalhadores não estão inclusos na proposta de readmissão nem foram contemplados pela decisão judicial de reintegração por terem sido contratados para alta temporada, tendo tido ciência de que o contrato era por prazo determinado, explica o assessor jurídico do sindicato, Elton Borges Furtado. Entretanto, a justiça determinou que a empresa terá que pagar também para eles a diferença da multa do FGTS, já que efetuou pagamento de apenas 20% do valor da multa rescisória. 

Os trabalhadores não serão obrigados a restituir aquilo que receberam em termos de acerto rescisório.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/