sexta-feira, outubro 24, 2025
19.9 C
Vitória
sexta-feira, outubro 24, 2025
sexta-feira, outubro 24, 2025

Leia Também:

Século Diário é finalista do Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Matéria sobre mulheres no cooperativismo concorre na categoria Webjornalismo

Leonardo Sá/Arquivo Pessoal

Pelo segundo ano consecutivo, Século Diário está entre os finalistas na categoria Webjornalismo do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, que este ano chega a 18ª edição. O jornal concorre com a matéria Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no cooperativismo, de autoria dos repórteres Elaine Dal Gobbo e Lucas Schuina, que aborda o protagonismo feminino no setor.

A matéria destaca o trabalho de quatro mulheres que presidem cooperativas: Selene Hammer Tesch, da Cooperativa de Agricultura Familiar da Região Serrana (Caf Serrana); Loreda Falchetto Venturim, da Centro de Educação, Cultura e Lazer (Coopeducar); Leonarda Maria Plaster, da Cooperativa de Produtores de Gengibre da Região Serrana do Espírito Santo (Coopginger); e Virgínia Hosken Correa, da Cooperativa de Trabalho Manualidadeterapia Artesanato e Saúde Mental.

A repórter Elaine Dal Gobbo destaca que a escolha do tema vai ao encontro do compromisso social do jornalismo de combater as desigualdades. “Em uma sociedade machista, que nega às mulheres diversas oportunidades, inclusive a de estar em cargos de chefia, seja no cooperativismo ou em qualquer outro espaço, é preciso destacar que nós temos sim o direito e reunimos as condições necessárias para assumir esses postos. A prova disso está na nossa matéria, com quatro mulheres que dão exemplo de boa gestão, resultados e trabalho em equipe”.

A desigualdade apontada por Elaine, salienta Lucas, é comprovada nos números abordados na matéria, com base no Anuário do Cooperativismo. “Como a reportagem mostra, a participação das mulheres nos cargos de liderança das cooperativas ainda é muito pequena em comparação ao número de trabalhadoras que atuam no cooperativismo. Ainda assim, tivemos a oportunidade de abordar trajetórias de destaque e iniciativas que contribuem para a superação dessa realidade”, afirma.

Em 2024, Século Diário ficou em primeiro lugar na categoria Webjornalismo, com a matéria Cooperativismo promove sustentabilidade, empodera mulheres e combate o êxodo rural, de autoria de Elaine Dal Gobbo, que abordou os impactos sociais positivos das cooperativas que atuam no ramo da agricultura orgânica, destacando a Cooperativa de Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC) e a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul).

Criado em 2007 pelo Sistema OCB/ES – Organização das Cooperativas Brasileiras -, o Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) tem como foco reconhecer e valorizar os trabalhos da imprensa do Espírito Santo que abordam o cooperativismo em suas produções, levando informações sobre esse modelo de negócio para um número cada vez maior de pessoas. Nas 17 primeiras edições foram inscritos 1,5 mil trabalhos, premiados 43 materiais e distribuidos mais de R$ 1 milhão em prêmios.

Mais Lidas