terça-feira, dezembro 10, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, dezembro 10, 2024
terça-feira, dezembro 10, 2024

Leia Também:

Século Diário conquista 1º lugar no Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Matéria sobre cooperativas agrícolas, de Elaine Dal Gobbo, venceu na categoria Webjornalismo

Arquivo Pessoal

Século Diário conquistou o primeiro lugar na categoria Webjornalismo da 17ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, a maior premiação do jornalismo capixaba, organizada pelo Sistema OCB/ES – Organização das Cooperativas Brasileiras. A matéria vencedora, avaliada pelo júri técnico, foi Cooperativismo promove sustentabilidade, empodera mulheres e combate o êxodo rural, da repórter Elaine Dal Gobbo. Foram 35 inscritos entre jornais online de todo o Estado, e cinco chegaram à final.

Os vencedores foram anunciados em solenidade realizada na noite dessa sexta-feira (29), no Ilha Buffet, no Álvares Cabral. “Fico muito feliz de ganhar em primeiro lugar, ainda mais em se tratando de uma matéria na qual é destacada a força e a potência da agricultura familiar e o protagonismo feminino nesse segmento. Agradeço a cada produtor e produtora rural que abriu as portas de sua casa, de seu local de trabalho, para me contar um pouco da sua história de vida, conquistas, sonhos e projetos para o futuro”, ressalta Elaine.

A matéria Cooperativismo promove sustentabilidade, empodera mulheres e combate o êxodo rural aborda o trabalho de duas cooperativas agrícolas: a Cooperativa de Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC) e a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), em Muqui, sul do Estado. Ambas têm como foco o fortalecimento da agricultura familiar, além de incentivar a produção agrícola, o protagonismo feminino e a permanência da juventude no campo, possibilitando a sucessão rural.

A CAFC surgiu a partir do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariacica e se destaca pela produção de banana, entre elas a orgânica, e de produtos derivados da fruta, como mariola, chips, biomassa e banana passa. Tem como um dos carros-chefe a venda para o Programa Nacional de Agricultura Familiar (PNAE) e alguns projetos em andamento, como a construção de uma fábrica própria para produção de mariola e a ampliação da parceria com o Grupo 7M, composto por mulheres do bairro Cachoeirinha, em Cariacica, que também produzem produtos à base de banana.

A Cafesul produz café orgânico e tem, inclusive, exportado para os Estados Unidos e países da Europa. É organizadora de concursos de qualidade do café, por meio do qual os melhores compõem as marcas Casario e Póde Mulheres. Esta última é de um café produzido por mulheres. A Cafesul, por meio do incentivo à produção orgânica, também tem impulsionado os jovens a permanecer no campo, dando continuidade ao trabalho feito por seus ancestrais.

Criado em 2007 pelo Sistema OCB/ES, o Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) tem como foco reconhecer e valorizar os trabalhos da imprensa do Espírito Santo que abordam o cooperativismo em suas produções, levando informações sobre esse modelo de negócio para um número cada vez maior de pessoas. Nas 16 edições já realizadas, foram registradas 1,4 mil inscrições, com a premiação de 227 matérias.

Mais Lidas