sexta-feira, novembro 8, 2024
27.1 C
Vitória
sexta-feira, novembro 8, 2024
sexta-feira, novembro 8, 2024

Leia Também:

Sindicato impede abertura de agência por desrespeito aos protocolos sanitários

Agência do Banco do Brasil, em Vila Velha, tem longas filas e atende todo tipo de serviço, não somente os emergenciais

A manhã foi de protesto na agência do Banco do Brasil do Centro de Vila Velha, nesta quinta-feira (22). O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários) impediu a abertura da agência por haver aglomeração e desrespeito ao Decreto Estadual Nº 4868-R, que mantém o atendimento bancário restrito a demandas emergenciais, como pagamentos de benefícios sociais, aposentadorias e pensões.

Foto: Fábio Vicentini

A agência abriu somente às 11h30, mas o sindicato aguarda uma resposta da instituição financeira sobre as reivindicações. Segundo o diretor da entidade, Carlos Pereira de Araújo, o Carlão, o banco não tem controlado a entrada de clientes no autoatendimento para evitar aglomerações.

“Recebemos denúncias de clientes de que há fila no autoatendimento. Normalmente se organiza as pessoas na parte externa, pois dentro é fechado e tem ar-condicionado, mas isso não tem sido feito”, explica Carlão, que relata, ainda, que na agência tem sido oferecido todo tipo de serviço bancário, não somente os emergenciais, conforme estabelece o decreto estadual.

Entre esses serviços, segundo um panfleto distribuído pelo sindicato durante a ação, estão saques e pagamentos de boletos comuns, feitos no interior da agência. Carlão aponta que, normalmente, a agência do Centro de Vila Velha tem um grande volume de clientes e as filas autoatendimento são longas. Conforme afirma o sindicalista, esse problema não tem sido recorrente em outras agências.
A entidade destaca que a pandemia da Covid-19 causou 8.776 mortos até essa terça-feira (20) no Espírito Santo, e chama a atenção para a classificação de risco extremo em 30 municípios capixabas, entre eles Vila Velha, segundo o último Mapa de Gestão de Risco divulgado nessa sexta-feira (16).
Além disso, alerta para “o alto risco de contaminação da Covid-19 que há dentro das agências bancárias, tendo em vista que são locais fechados com pouca circulação de ar”.

Mais Lidas