Sexta, 29 Março 2024

A água está subindo

O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ensaia sua entrada na disputa eleitoral da Grande Vitória, mas sua participação nos palanques de aliados vem sendo vista no mercado político como algo que vai além da disputa de espaço político para enfrentar o governador Renato Casagrande. As mudanças no ambiente político colocaram o ex-governador em uma situação complicada.

 
Desde o estouro da “Operação Lee Oswald”, em abril, aquela blindagem que Hartung construiu em torno de seu governo e, consequentemente, de sua imagem, dá sinais de rachadura. Daí a necessidade de entrar logo no processo eleitoral em Vitória. 
 
Sem um mandato, o ex-governador aumenta sua proteção com o discurso que as denúncias, que agora se multiplicam e começam a chegar bem perto dele, possam ter relação com o processo eleitoral. 
 
Mas ao entrar na disputa da Grande Vitória, se por um lado pode dar uma camada a mais de proteção em sua vitrine, por outro assumirá um risco ao subir nos palanques de aliados, já que a disputa segue indefinida na região, com expectativa de segundo turno em todos os municípios. 
 
Resta saber o que está valendo mais para Hartung neste momento: sair vitorioso do processo eleitoral deste ano ou ileso dessa devassa que começa a ser feita em seus governos. O escândalo do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases) pode derrubar o secretário de Justiça, Ângelo Roncalli. Antes disso, as discussões envolvendo a Delta já haviam chegado ao ex-secretário de Fazenda de Hartung José Teófilo. 
 
Com a água subindo, é preciso que Hartung tenha uma blindagem, afinal há quem acredite que este é só o início de um processo de passagem a limpo do governo passado. Isso deve ainda acelerar o processo de afastamento do governador Casagrande de seu antecessor. 
 
O mercado político esperava que isso só acontecesse a partir do próximo ano, depois da eleição e dependendo do resultado das urnas. Mas com o surgimento das denúncias, esse processo vai ser acelerado. Casagrande deve aos poucos ir retirando algumas peças problemáticas de sua equipe, para evitar que a água que está fazendo a canoa de Hartung espirre nele. 
 
 
Fragmentos: 
 
1 – O candidato tucano a prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), realizou nessa segunda-feira (20) um webcomício, mas enfrentou alguns problemas no início da transmissão, quando o site que transmitia o evento foi invadido por hackers. 
 
2 – Apesar do transtorno inicial, a transmissão foi retomada através do Facebook. Os webcomícios continuarão a ser realizados todas as segundas-feiras, logo após o programa de TV de Luiz Paulo.
 
3 – Inteligente a ideia de inserir o candidato a prefeito da Serra, pelo Psol, Professor Renato, na propaganda do candidato do partido em Vitória, Gustavo De Biase. Como na Serra não há transmissão da propaganda eleitoral, Renato pega carona em Vitória. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/