sábado, abril 26, 2025
24.9 C
Vitória
sábado, abril 26, 2025
sábado, abril 26, 2025

Leia Também:

A cara da humildade

Esse Theodorico Ferraço (DEM/foto) é uma figura. Em uma frase, proferida na sessão desta terça (20), deu o sinal de que sentiu a água bater na barriga. “A economia de 25 milhões não é da Mesa Diretora. É de todos os deputados”, disse, uma semana depois da autopromoção ornada de solenidade republicana em que devolveu R$ 25 milhões ao Executivo no Palácio Anchieta. O plenário, claro, engoliu mal a atitude, há um grupo expressivo que articula uma candidatura à Mesa. Daí o sintomático complemento da frase acima: “Não devolvemos R$ 25 milhões. Devolvemos 30. Porque durante as enchentes [de dezembro de 2013] devolvemos cinco, mas não houve publicidade. Para nós, pouco importa a publicidade”. Quem te viu, quem te vê, Ferração. 
 
Tarde demais
Com todo o respeito à biografia de Cláudio Vereza (PT), mas exibir bandeiras da Via Campesina e do MST, como fez em sua despedida na sessão desta terça (20) na Assembleia, é forçar a barra. Nos últimos anos, não lhe faltou chance para denunciar a atuação da então Aracruz Celulose (hoje Fíbria) no Estado e os efeitos sórdidos do eucalipto. Tarde demais para botar o boné do MST, embora o movimento esteja em suas raízes políticas. De qualquer forma, foi aplaudido de pé ao final do derradeiro discurso. 
 
Mais despedidas
Quem também se despediu da disputa por mandatos, mas não exatamente da vida pública, já que é o novo diretor da Banestes Seguradora, foi o deputado não reeleito Elcio Alvares (DEM). Ferração disse que o Elcio fez história. De resto, Atayde Armani (DEM) e José Esmeraldo (PMDB), também não reeleitos, fizeram suas despedidas. E Hércules Silveira (PMDB), reeleito, prestou homenagem a Glauber Coelho, que faleceu após acidente de carro em agosto. O fato provocou profunda consternação na Casa. 
 
Em vão
Falando em José Esmeraldo, ele crê com toda a alma que Hartung vai puxar alguém da bancada do PMDB para o governo e assim encaixá-lo na Assembleia. Na sessão dessa segunda (19), jogou um caminhão de confetes no governador. “Ele sabe o que está fazendo. A experiência conta muito e, além da experiência, a inteligência”. A condição existe, com Robson Leite ocupando interinamente a Secretaria de Turismo e a hipótese de levar Luzia Toledo (PMDB) para a pasta. Mas, de concreto, não há nada.
 
Sortudo
O governo divulgou na tarde desta terça (20) o calendário de pagamento dos servidores em 2015. Isso mostra que Hartung está com sorte. Não precisou de recursos de antecipação dos royalties de petróleo.
 
Xuxa Verde
Toda vez que o senador Ricardo Ferraço (PMDB) é sacado de uma disputa, como acaba de acontecer agora nessa história da presidência do Senado, a gente lembra aquele vídeo dos antigos episódios do programa da Xuxa que viralizou na internet, em que ela lima sem cerimônias um baixinho da brincadeira. O nome dele é Ricardo. O vídeo foi sucesso em 2010, quando Ferracinho foi limado da disputa para governador.
 
Que vergonha
Vejam como em Vila Velha falta óleo na máquina da gestão. Na manhã desta terça (20), por volta das 9h30, havia engarrafamento na entrada do Convento da Penha. A fila de carros se estendia até a Rua Antônio Ataíde, que vem do Centro, e não havia um guarda municipal para orientar o trânsito. Nada. Se uma das principais atrações turísticas do Espírito Santo não merece a devida atenção, imaginem a cidade que a abriga.
 
E agora?
Afora a lambança do Batalhão de Missões Especiais (BME), que redundou na triste e infeliz morte do soldado Feu, nesse caso a gente lembra outra coisa: o show que à época o Tenente Coronel Ramalho deu sob os holofotes da imprensa. Aproveitou a chance para estender alto a bandeira da redução da maioridade penal, já que aventou-se na ocasião a participação de menores na tragédia, lamuriou a injustiça, conclamou os “homens de bem”. Mas não praticou a milenar arte de pensar antes de falar. Pena. 
 
Artistas capixabas
Se há uma classe para a qual a vida será um tanto mais difícil em 2015 esta é a dos artistas capixabas. Vide o corte de quase 70% no orçamento da Secretaria de Cultura em relação a 2014. Alguém pode perguntar: mas e o Cais das Artes, como será prioridade para Hartung com um corte desses? Não se preocupem. Com ou sem dinheiro, o Cais vai para frente. 
 
140 toques
“Hoje, Dia do Farmacêutico, parabenizo a todos esses profissionais que cuidam da nossa saúde com dedicação e sabedoria”. O vice-governador, e médico, César Colnago (PSDB) no twitter.
 
Pensamento
“O preço da justiça é a eterna publicidade”. Arnold Benneth

Mais Lidas