Quinta, 28 Março 2024

A pauta metropolitana

Um dos assuntos mais espinhosos na hora de se discutir melhorias para as cidades da Grande Vitória é a implantação da Região Metropolitana, que no papel é linda e eficiente, mas na prática...



Toda eleição é a mesma coisa, os candidatos a prefeito de todos os municípios falam da importância de se implantar a Região Metropolitana para que os assuntos em comum de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra possam ser discutidos em uma agenda única. Isso melhoraria muito as carências na área de mobilidade urbana, saúde, destinação do lixo, entre outras.



Passada a eleição, cada prefeito devidamente sentado em sua cadeira, começa a ver os desafios e o olhar se volta para o umbigo. Passam-se quatro, oito anos, e nada acontece. Os prefeitos não conseguem se entender sobre a parte que caberá a cada um e o que deve ser discutido em conjunto.



Os municípios mais ricos, como Vitória, se recusam a cobrir as carências  dos outros e isso impede que qualquer projeto conjunto seja realizado. Basta olhar o desperdício que é a não ativação do aquaviário, que poderia interligar e desafogar o trânsito em Vila Velha, Vitória e Cariacica, se fosse olhado com um pouco mais de seriedade e se o interesse privado não prevalecesse sobre o público.



Ou o governo do Estado põe a mão sobre a questão e lidera o debate da implantação da Região Metropolitana, ou a as diferenças regionais de cada município e a falta de entendimento entre os gestores vão manter o gigante adormecido.



Diante de um cenário de dificuldades que está por vir, a união dos prefeitos da Grande Vitória, onde vive mais da metade da população do Espírito Santo, seria uma saída para driblar essas carências. Falta vontade política e visão ampliada. Chega de discurso. É hora da prática.





Fragmentos:



1 – No tão comentado “problema” de Luiz Paulo no Tribunal de Contas, um dos focos dos adversários no debate da Tribuna passou despercebido, o voto do conselheiro Sérgio Aboudib em favor do ex-prefeito. Um jogo para tirar a responsabilidade compartilhada no caso de irregularidades em sua gestão.



2 – Só para lembrar, Aboudib é conselheiro da cota do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) no Tribunal de Contas, principal interessado na vitória do tucano na disputa eleitoral deste ano na Capital.



3 – Tem muito candidato a prefeito agradecendo a Deus pelo mandato que ainda não ganhou. Mas, como diz a música: e se Deus negar, como é que vai ficar?

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/