Sexta, 19 Abril 2024

A relatividade do tempo

 

Jadir vivia sempre muito ocupado, sem tempo nem pra respirar, atolado. Comia com o prato ao lado do computador porque a mulher deixava lá, e ele nem via o que o alimentava, sem tempo de agradecer a Deus e à mulher pelo favor. Irritada, Marilda perguntava, quer que mastigue pra você? Claro, Jadir não tinha tempo nem de responder, quanto mais de perceber a ironia da frase. Tudo porque tempo, descobriu Einstein, é relativo.
 
O caso é mesmo esse, Jadir prepara um trabalho sobre a famosa teoria de Eisntein, e só deixa o computador para ir ao banheiro. Correndo. Enquanto isso Marilda lava, passa, cozinha, cuida dos filhos, das contas, das compras, da limpeza, da vida dos vizinhos, do cinema com as amigas, do sábado no shopping, da artrite da mãe, das implicâncias da sogra, das tardes na academia. Haja tempo!
 
Voc ê não tem tempo pra nada, mas sua mulher não sai do shopping, resmunga a sogra, sem tempo de ouvir Madre Tereza, que disse, se você julga as pessoas não tem tempo de amá-las. Seu marido não faz nada, e você ainda acha tempo de dar comida pra ele na boca? resmunga a mãe, sem tempo de ver que é melhor um marido ocupado dentro de casa, do que o dela, que também vive muito ocupado, mas na rua.
 
Marilda, claro, não tem tempo para ouvir uma ou outra, que é hora de ir correndo ao supermercado, depois pegar as crianças no colégio, depois dar o jantar, depois ver novela.
 
Segundo Lao Tzu, tempo é algo que criamos; não diga não tenho tempo, diga, não quero fazer. O vem confirmar a teoria de Einstein de que tempo é uma ilusão. Ocupadíssimo com suas teorias da relatividade do tempo, Jadir acha que trabalho demais é tempo perdido.
 
Confúcio disse, tempo nós é que fazemos. Se quer algo bem feito, peça ajuda a quem está mais ocupado, disse alguém e é uma verdade atemporal. Quando quer alguma coisa feita, Marilda não pede ajuda a Jadir - acha mais fácil se dividir em duas, pois tem que estar em dois lugares ao mesmo tempo. Talvez inspirado nela Dr. Seuss disse que tempo é a distância mais longa entre dois lugares.
 
Se tempo é dinheiro, ficamos mais ricos acumulando mais tempo de vida? Todo mundo chega ao futuro a uma velocidade de sessenta minutos por hora, não importa o que faça ou quem seja, disse C. S. Lewis, autor das Crônicas de Nardia e outros livros sobre viagens no tempo. Viajar no tempo foi sempre um dos veios mais ricos da literatura de ficção, mas agora estão descobrindo que elas podem ser uma realidade. Quem tiver tempo disponível no cartão de crédito da vida, verá.
 
Jadir e Marilda não perdem tempo discutindo essa possibilidade. Ele porque concorda com Bill Watrerson, que disse, nunca teremos tempo bastante para fazer todos os nadas que queremos. Marilda porque concorda com Benjamin Franklin, que disse, você pode se atrasar, mas o tempo nunca atrasa. Jadir faz o que gosta, Marilda faz o que é preciso. E nenhum dos dois tem tempo de ouvir Jim Morrison, que cantou, O futuro é incerto, mas o fim está sempre por perto. Estaria falando do casamento dos dois?

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/