terça-feira, março 18, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, março 18, 2025
terça-feira, março 18, 2025

Leia Também:

A sete chaves

 
Como sempre, o governo do Estado reserva uma lista de projetos polêmicos para empurrar goela abaixo da população no apagar das luzes do legislativo. Este final de ano, obviamente, não foge à regra. Do “pacotão” de interesses da gestão Paulo Hartung (PMDB), uma matéria em especial escancara ainda mais as relações promíscuas entre o governo e a classe empresarial que integra o mesmo sistema da já conhecida ES em Ação. O dever de casa para a execução da manobra foi entregue nas mãos do líder do Governo, deputado Gildevan Fernandes (PV), que em poucos dias conseguiu reunir as assinaturas, protocolar a PEC, e aprová-la em primeiro turno. O que Hartung quer, afinal? Ficar livre da obrigação de divulgar os benefícios e incentivos fiscais concedidos às empresas do Estado, mantendo intacta a “caixa-preta” que garante os interesses do governo e dos empresários, sem ao menos ser incomodado. Simples assim? Não. A concessão desses incentivos é um negócio com recursos públicos, portanto, não pode ser escondida da população. Mas tudo o que o governo Hartung faz, e com afinco, é guardar essas informações a sete chaves. Além de infringir a Constituição Estadual, as jogadas do governador deixam claro que ele tem muito a esconder. Se não, o que explica tratar o caso como segredo de Estado?
A sete chaves II
Não tem muito tempo, a secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, também fez o papel de guardiã da caixa-preta e se recusou a abrir a lista das empresas que recebem incentivos fiscais no Estado. Quem fez a cobrança foi o Fórum de Carreiras Típicas do Estado (Focates), com base na Lei de Acesso à Informação.
A serviço
Agora pior do que o governo, com seus óbvios interesses, são os deputados estaduais se prestarem a uma manobra desse tipo. A PEC de Gildevan está pronta para ser aprovada nesta sexta-feira (18), em sessão extraordinária. Hartung não quer virar o ano sem liquidar a questão. 
Repetitivo
A propósito, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) disparou mais uma vez contra Hartung por conta das recentes declarações feitas por ele a empresários em seminário da Rede Gazeta. Casagrande diz que Hartung faz agora o “marketing da pedalada” e constrangeu até a quem estava na plateia. Não sei se chegou a constranger, mas que o pessoal saiu de lá pé da vida pelo discurso repetitivo, isso saiu. 
Marcados
Nas primeiras fotos do protesto contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Centro de Vitória, que começou na tarde desta quarta-feira, placas com fotos do senador Magno Malta (PR) e dos deputados federais Max Filho (PSDB), Lelo Coimbra (PMDB) e Carlos Manato (SD). Em cada uma delas, os seguintes dizeres: “Traidor do povo, amigo de Cunha”. 
Bem dado
O deputado estadual Eustáquio de Freitas (PSB) se meteu onde não foi chamado e tomou um fora dos estudantes que ocupavam a superintendência de Educação de São Mateus em protesto contra a forma antidemocrática de implantação do programa Escola Viva na escola estadual Marita Motta. Pode ter dormido sem essa, hein, deputado!
Lado errado
Aliás, alguém lembra a Freitas que ele ainda pertence ao partido de Casagrande. Acho que ele esqueceu.
Vai entender…
O prefeito de Marataízes Jander Nunes Vidal (PSDB) anunciou neste ano medidas de “ajuste fiscal” diante da queda de 27% no repasse de royalties, o que incluiu redução da folha salarial, mudança no horário de funcionamento das repartições públicas, e diminuição do próprio salário e do vice – que hoje é seu adversário. Mas…vai pagar um abono de R$ 1 mil para os servidores neste fim de ano. 
Quase lá
O governo do Estado certificou a Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, a Pró-Saúde, como mostra ato do Diário Oficial desta quarta-feira (16). É o primeiro passo para assinar o contrato de gestão do novo São Lucas. A entidade, vou logo avisando, enfrentou polêmicas em contratos semelhantes firmados em outros estados. 
Nas redes
“Na última oitiva da CPI do Passivo Ambiental de Camburi, os servidores da Semmam reconheceram a existência do pó de minério na parte emersa e submersa da praia e a necessidade da sua retirada. O que será que os servidores do Iema vão revelar nesta segunda-feira?”. (Vereador Max da Mata – PSD – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O idealista é um cínico sendo fabricado”. Irving Layton

Mais Lidas