Quinta, 28 Março 2024

A turma da Sedu

    Foto: Secom

O que fez o conselheiro do Tribunal de Contas Estadual José Antônio Pimentel (foto) pedir vista intempestivamente do processo de Lelo Coimbra (PMDB)? O julgamento recai sobre as contas do deputado federal no exercício de 2005 da Secretaria Estadual de Educação (Sedu). Lelo e Pimentel são amiguinhos, todos sabem: ambos são da mesma origem política. Lelo ainda se deu bem, porque o relator da matéria, o conselheiro-substituto João Luiz Cotta Lovatti, rejeitou a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) por sua inelegibilidade durante cinco anos e só acatou o parecer técnico. O Pimentel quer livrar mais o quê? Depois ainda faz o discurso, tão hartunguete, de que temos um “novo” Tribunal de Contas, etc... Mas o que Lelo aprontou na Sedu não está no gibi.

 

 
Pai é pai
 
Por falar em Lelo, ele pegou a linda casa que tem sob a Pedra do Lagarto, em Pedra Azul, e passou para o filho em preços módicos e bem parcelados. Esse Lelo é um artista. Tanto que sua declaração de bens nas eleições de 2010 ficou bem capenga. Faltou patrimônio.
 
Sem caneta 
 
O ex-governador Paulo Hartung segue experimentando a planície. Neste fim de semana, foi apoiar candidato em Santa Leopoldina, o Fernando Rocha (PMDB). No fim de semana passado, ele aportou em Santa Teresa, para dar uma mão à Dra. Evanir (PMDB), e em Guarapari, em apoio ao atual prefeito Edson Magalhães (PPS). Ee está habituado ao conforto dos gabinetes. Mas agora o momento é outro.
 
Alguém errou
 
Ficou feio e tomara que não se repita a substancial diferença entre as pesquisas do Instituto Futura e da Enquet sobre a eleição em Vila Velha. Na Futura, Neucimar Fraga (PR) aparece com 31,3% e Max Filho (PSDB) com 29,2%; Na Enquet, Neucimar tem 22,7% e Max, 36,4%. Muito feio.
 
Evolução humana
 
Aberta em 30 de março, a exposição Evolução Humana, em cartaz no Museu de Biologia Mello Leitão, em Santa Teresa, foi prorrogada até 14 de setembro. Motivo: sucesso. Neste período, o museu recebeu quase 40 mil visitantes. 
 
O que é isso? 
 
Surpreendente essa semana foi ver o presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, dentro da campanha de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), em Vitória e especialmente de Max Filho (PSDB), em Vila Velha. O que ele esta aprontando na Grande Vitória, se seu domicílio político está em Colatina? O mais surpreendente é que ele atua estando dentro do governo Renato Casagrande, dando as mãos a candidatos que têm o apoio do ex-governador Paulo Hartung. Lembremos que os palanques tucanos de Vitória e Vila Velha são adversários do governo.
 
Nau vascaína
 
O vereador de Vila Velha Heliossandro Mattos, presidente do PTB de Vila Velha, lança sua candidatura dia 7 de agosto, no cerimonial Villa Spazio, no Centro de Vila Velha. O evento terá a presença do presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite. Isso mostra a eficiência de Geovani Silva no partido. 
 
Nau vascaína II
 
O ídolo vascaíno está na moda: é vice do candidato a prefeito canela-verde João Batista Babá e aparece com regularidade na imprensa nacional por ter integrado a seleção brasileira de futebol nas Olimpíadas de Seul, em 1988, quando ganhamos a medalha de prata. Foi um dos melhores momentos do futebol olímpico tupiniquim.
 
E aí, Detran?
 
A máquina governamental guarda coisas inexplicáveis. Saiu no Diário Oficial desta sexta-feira (3) que o Detran está estendendo contrato com uma empresa para ministrar cerca de 13 cursos. Deve ser uma boa grana, mas não registraram o valor. Na mesma página, vemos o Detran contratando outra empresa, para outro serviço sob o valor de R$ 509,40. Quando o valor é módico, eles registram.  O Tribunal de Contas não vê isso, não? 
 
Vai um suquinho?
 
A Coca-Cola vai abrir uma fábrica da Sucos Mais no Nordeste, num investimento da ordem de R$ 500 milhões. Pobre dos nossos amigos nordestinos. A Sucos Mais de Linhares maltrata o meio ambiente com o despejo de efluentes industriais no Córrego Rio das Pedras. Centenas de peixes morreram e, credo!, a água borbulha. O Nordeste já tem problemas demais. Não merece mais um.
 
140 toques
 
“Toda olimpíada é a mesma coisa, o Brasil ganha 1 ou 2 medalhas d ouro, empolga a torcida e depois ficamos esperando um ou outro se destacar”. O deputado estadual José Esmeraldo (PR) mandando a real no twitter.
 
 
Pensamento
“Se és homem, admira aqueles que tentam coisas grandiosas, ainda que fracassem”. Sêneca

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/