Segunda, 29 Abril 2024

Adeus ano velho

De antemão não há razões para desejarmos “Feliz 2013”. Seria uma ingenuidade. Quando em 10 de dezembro o governador Renato Casagrande não compareceu à solenidade de assinatura do Programa de Educação em Direitos Humanos (PeDH) e do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (PeEDH), ele conferiu um fecho triste a 2012 - e com vinte dias de antecedência. Politicamente, o ano que se finda foi ótimo para o governador. Mas há as pendências sociais. O Espírito Santo, há uma década o segundo estado mais violento da federação, reclama a implementação de políticas públicas na área. Quando Casagrande acenar para tal aí, sim, poderemos proferir um “Feliz 2013”. Por ora, nos resta dar tchau a 2012. 



Falando nisso...
 
Papo entreouvido à hora do almoço num restaurante em Vila Velha. Uma mulher, ao celular, em tom de advertência: “Tchau, minha filha, boa viagem. Cuidado com o Rio de Janeiro”. Minha senhora, com todo o respeito, a moça que você abençoava tem que tomar cuidado é com o Espírito Santo. Somos vizinhos geográficos. Mas em termos de violência, estamos mais que distantes. 
 
Feliz 2013 só se...
 
O prefeito eleito de Vitória Luciano Rezende fizer valer a Lei nº 8.103, que regulamenta o Programa Municipal de Controle da Poluição do Ar.
 
Feliz 2013 só se...
 
O prefeito eleito de Vitória Luciano Rezende implantar as fundamentais ciclovias nas avenidas Leitão da Silva e Rio Branco.
 
Feliz 2013 só se...
 
O prefeito eleito de Vila Velha Rodney Miranda pôr para córner essa ideia muito mala de instalar o Porto de Águas Profundas em Vila Velha.
 
Feliz 2013 só se...
 
O prefeito eleito de Cariacica Juninho estabelecer ainda em 2013 (dezembro não vale) a isenção de IPTU a quem mora em rua sem pavimentação e sistema de esgoto.
 
Feliz 2013 só se...
 
A Vale e a ArcelorMittal poluírem menos o ar e os pulmões de Vitória. 
 
Pensando bem...
 
Aí não, né? É sonhar demais. Mais fácil ganhar na loteria.
 
Feliz 2013 só se...


Só se for para a ex-Aracruz Celulose (atual Fíbria). Com Aladim Cerqueira à frente da Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz, os eucaliptos cantam de alegria.
 
Pensamento
“A civilização não suprime a barbárie, aperfeiçoa-a”. Voltaire

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/