
A aliança entre o PSDB e o PMDB na eleição em Vitória anunciada nessa segunda-feira (1) deixa o prefeito Luciano Rezende (PPS) com as “barbas de molho”. Apontado até então como principal beneficiário da saída de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) da disputa e já em conversas que pareciam adiantadas para fechar tal composição tanto por aqui como nas executivas nacionais, a jogada, embora criticada por quem tem voto no partido de fato – o próprio Luiz Paulo e o deputado estadual Sérgio Majeski -, fortalece a estratégia palaciana, que tem o prefeito como único alvo do governador Paulo Hartung (PMDB). Com a diferença, agora, de incluir o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) nas movimentações, o que até então não ocorria. Lelo, como se sabe, vinha protagonizando uma candidatura do tipo carreira solo no que se refere ao apoio do governador. Mas, com a costura feita pelos interlocutores de Hartung dentro do ninho tucano, o governador restabelece aquela ideia inicial de unir candidaturas contra Luciano, no caso Lelo e o deputado estadual Amaro Neto (SD). Resta saber, porém, se essa aliança vai mesmo vingar ou se manda quem pode (Aécio Neves) e obedece quem tem juízo – para alívio do prefeito.
Comemoração
Lelo, aliás, comentou a aliança nas redes sociais. “Estou muito feliz e ainda mais motivado com a confirmação do apoio do PSDB à minha pré-candidatura a prefeito de Vitória. Essa aliança entre PMDB e PSDB, que têm tradicionalmente caminhado juntos no município e no governo do Estado, cujos laços se fortalecem neste momento no governo federal, é muito importante”.
Fora do jogo
A poucos dias da convenção do PSDB em Vila Velha, marcada para esta quinta-feira (4), o deputado federal Max Filho voltou a anunciar, na tradicional reunião que realiza semanalmente, que o candidato a prefeito é presidente do diretório municipal, Jorge Carreta. Desta vez, elogios também do pai, o ex-governador Max Mauro (sem partido), aos “predicados pessoais de Carreta”. Uma novela esse “vou, não vou” de Max.
Dentro do jogo
Já o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), candidatíssimo, realiza reunião com os moradores de Guaranhuns, Vila Guaranhuns e Jardim Guaranhuns na noite desta terça-feira (2). Na quarta (3) será a vez dos representantes da área cultural de Vila Velha – que, a propósito, vem fazendo críticas constantes ao prefeito Rodney Miranda (DEM).
Temporário?
O deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) voltou do recesso parlamentar exercendo oposição direta ao governador. Os tiroteios dessa segunda tiveram como alvo o setor de segurança da gestão estadual e relembram os velhos tempos do pedetista na Casa. Só precisa saber por quanto tempo. Tratando-se de Euclério, tudo pode mudar num piscar de olhos.
Maquiagem
O deputado estadual Gildevan Fernandes (PMDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, que criar a Comissão Especial em Defesa da Escola Viva, para vender o peixe do projeto de marketing de Hartung. Escola Viva, não, morta.
Desafio
Quero ver escalar o deputado Sérgio Majeski para a comissão. O tucano tem muito a dizer e a mostrar, tenho certeza.
Tiro no pé
A “trapalhada” do prefeito de Vitória nas regras impostas ao Uber repercute mal nas redes sociais. Protestos da classe política e da sociedade. Só agradou, mesmo, aos taxistas.
Nas redes
“Não podemos mais admitir retrocesso em nossa cidade. Vitória precisa avançar, assim como diversas cidades do Brasil e do mundo! ???#UberJá???”. (Vereador Serjão Magalhães – PTB – no Facebook)
PENSAMENTO:
“É muito mais facil corromper do que persuadir”. Sócrates