Quinta, 28 Março 2024

Alhos com bugalhos

É difícil entender hoje a política sindical. Imaginem que o Boca de Forno, que tirou os pelegos do sindicato dos Metalúrgicos, tenha ação um tanto o quanto parecida com os dos pelegos. Estão puxando uma chapa de oposição à atual diretoria.



Essa diretoria que eles combatem agora é a mesma que foi apoiada por eles. O Boca de Forno é autor da grande virada nos Metalúrgicos. E há uma contradição nisso tudo. Pois vejamos: na eleição do Sindicato da Construção Civil, o Sindicato dos Metalúrgico e o Boca de Forno estiveram juntos apoiando Aécio Leite. Como agora estão em campos opostos?



É a constatação de que o movimento sindical no Espírito Santo perdeu a identidade. O que move disputas sindicais não são mais os interesses políticos. Ele hoje é de toda natureza, menos a de natureza política. Vamos chegar aonde? Tirar os pelegos deu trabalho, mas não foi difícil. Mas será difícil, a essa altura, corrigir desvio de concepções política, já que esconde muitos interesses pessoais.   



Ver um ex-dirigente política, de corrente radical, como o prefeito Leonardo Batata (PT), apoiando o presidente estadual do DEM, Rodney Miranda, em Vila Velha, um cara que grampeia todo mundo, inclusive  dirigentes sindicais, é a perda ideológica total.  



Mas não existe um Batata só no movimento sindical, que seria, aliás, uma excrescência. Existem muitos Batatas de norte a sul deste Estado, fazendo maracutaia e favorecendo familiares. E esse povo todo fez escada sindical em cima do PT. Batata no norte, João Coser em Vitória, Carlos Casteglione em Cachoeiro de Itapemirim.



A atitude do Boca de Forno é bem a essência do sindicalismo de origem petista que predomina no Espírito Santo. Com tudo isso, eu ainda nutro expectativa de mudança, desde que exista coragem para passá-lo a  limpo.



O que fazer? Receita para isso e uma só: a base não contaminada entrar  para os sindicatos, botando para fora os que está desonerando o sindicalismo combativo erguido com a construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT).  

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/