Quarta, 24 Abril 2024

Alvo fácil

O clima pesado de confronto e ataques no segundo turno das eleições mostra que o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) sabia muito bem o que fazia ao não encarar a disputa a prefeito em Vitória, sem ser na condição de candidato único. Para quem tem telhado de vidro, entrar em bola dividida de competição seria um risco. Se liquidasse a fatura no primeiro turno, Hartung provavelmente se veria livre de ter que explicar atos suspeitos e de corrupção do seu governo. Geralmente, na primeira fase das disputas, os candidatos mantêm a compostura e não vão com tanta sede ao pote. No segundo turno, porém, a história muda totalmente de figura. É o jogo do vale tudo, do salve-se quem puder. Cada um utiliza todas as armas que têm para atingir o adversário. No caso de Hartung, seria armamento de guerra, com munição de sobra para colocar seus oito anos de governo às claras. Com o detalhe a mais das provas no esquema montado no Iases/Acadis, envolvendo pessoas de confiança dele. Hartung, a essa altura do campeonato, estaria no olho do furacão. Mas livrou-se em tempo. 

 

 
Alvo fácil II
Um exemplo claro dessa exposição é o que acontece com o candidato a prefeito pelo DEM em Vila Velha, Rodney Miranda. Ex-secretário de Segurança de Hartung, período em que o Estado registrou os piores índices de violência, gestão do demista à frente da pasta é o que sustenta os golpes desferidos por seu adversário, o prefeito Neucimar Fraga (PR), nesta reta final de campanha. Prato cheio.
 
Mais
A propósito, as associações que representam a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros no Estado distribuem pelas ruas da cidade manifesto contra Rodney. Destacam as posições lamentáveis no ranking nacional e a falta de valorização da categoria, além dos espetáculos midiáticos protagonizados por Rodney para vender a ideia de superdelegado. O produto, segundo elas, é “fake”.
 
Cara crachá
Ainda sobre o candidato do DEM, comentários de bastidores dão conta de que os vereadores eleitos que apoiam Rodney, nos encontros com o deputado, se depararam com uma situação que para ele já é muito comum, mas não para o resto dos mortais. Os seguranças de Rodney miram os vereadores dos pés à cabeça. Mas não atrás de armas, e sim de gravadores. O demista conhece bem o poder de uma escuta. 
 
Atrás do prejuízo
Com o pleito batendo à porta, a estratégia do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas em Vitória é conquistar a classe C e D. O ex-prefeito já percebeu que entre as A e B já bateu no teto de votação. Os buracos estão nas outras. 
 
Somando
Nesses últimos dias a equipe de Luiz Paulo conta com reforço do jornalista Joaquim Nery e do consultor de marketing político Helder Tabosa Delfino, que atuou na campanha do prefeito eleito em Linhares, Nozinho Correa. 
 
Não se atreve
O corporativismo na Assembleia Legislativa faz com o que o deputado estadual Da Vitória (PDT) não precise nem ao menos se explicar sobre o desenrolar das investigações de corrupção no Iases/Acadis, que chega cada vez mais perto dele. O silêncio dos deputados é um absurdo, porém chama atenção especialmente o do petista Genivaldo Lievore, que também é de Colatina, e de grupo rival a Da Vitória. Seria medo?
 
Segue...
Fora o presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), que já comprou a versão de Da Vitória e resolveu proteger o colega, é de se estranhar que os deputados do PR Gilsinho Lopes e José Esmeraldo façam constantes pronunciamentos sobre as irregularidades da Sejus e críticas ao novo secretário André Garcia, mas passem batido ao problema que mora ao lado. Se é para omitir em parte o escândalo, melhor nem tocar no assunto. 
 
Registro
O vereador Serjão Magalhães (PSB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vitória, foi indicado para compor o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Meio Ambiente. 
 
140 toques
“Bom dia. Futura mostrando Luciano Rezende 11,3 pontos na frente, será? A última na Serra dava Audifax 6,5 na frente, mas na urna...” (Secretário de Estado de Esportes – Vandinho Leite – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Todo partido político é uma gangue com ideologia”. Millôr Fernandes

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/