Segunda, 29 Abril 2024

Anne Frank

 

Definir o momento mais negro da história da humanidade é uma tarefa difícil; são tantos  que escolher o pior é uma árdua e ingrata empreitada. Mas com certeza, o período do nazismo alemão vai constar em qualquer lista como um dos mais vergonhosos momento de nossa existência.
 
A carnificina e a perseguição impiedosa de Adolf Hittler e seus comandados aos judeus chocam o mundo até hoje. Foi nessa época que a jovem judia Anne Frank e sua família ficaram escondidas em um porão em Amsterdan, na Holanda, junto com outros judeus, para tentar escapar dos horrores do regime nazista.
 
Anne Frank escreveu um diário no qual ela relata suas experiências como fugitiva com um grupo de judeus entre 12 de junho de 1942 a 1º. de agosto de 1944, quando foram descobertos e presos. Levada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, ela morreu em fevereiro de 1945.  Com o título “O diário de Anne Frank”, seu relato se tornou livro, peça de teatro e filme. 
 
Nessa época as fotografias pessoais eram raras, verdadeiras relíquias. Porém um retrato de Anne Frank em preto e branco, posando para a câmera em 1941 e onde se realçam seus grandes olhos esperançosos, é, ao que se saiba, a única imagem da adolecente que causou um grande impacto no mundo, revelando com realismo e simplicidade os horrores da guerra e do nazismo.
 
O fotógrafo é desconhecido, porém essa foto de Anne Frank é considerada uma das 100 imagens que mais impacto causaram na história da fotografia. 
 
A imagem da semana é Anne Frank, em 1941, de autor desconhecido.
 
 


Glauco Frizzera é fotógrafo com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Bussiness and Administration, é vencedor do prestigiado Prêmio Photoshop Guru Award. Visite o site glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para
 
 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/