quarta-feira, agosto 20, 2025
14.9 C
Vitória
quarta-feira, agosto 20, 2025
quarta-feira, agosto 20, 2025

Leia Também:

Ano novo?

Bem, vamos em frente! Passado o carnaval, despida a fantasia, curada a ressaca, é hora de encarar a vida real, afinal, segundo a mais bizarra tradição brasileira, o ano começa agora.
 
Vem aí a nova legislatura e já trazendo ideias estúpidas, como a volta da proposta que cria o dia do orgulho hétero, a proibição da adoção por casais gays, a criminalização da heterofobia. Em fim, um sem-número de baboseiras legislativas que estão sendo exumadas pelo não menos estúpido presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
 
Também em Brasília, deputados distritais conservadores e fundamentalistas (evangélicos e católicos) usaram de todas as formas de coação política contra a recém-instituída Subsecretaria de Assuntos para Pessoas LGBTs, os ditos parlamentares querem que o órgão seja substituído pela Subsecretaria de Defesa dos Valores da Família, e que a coordenação seja entregue a uma indicação da referida bancada religiosa.
 
O governo do Distrito Federal afirmou que mesmo extinguindo a subsecretaria, não aceitará a proposta de substituição sugerida pelos fundamentalistas, e manterá sua política em defesa dos LGBTs. O DF vem sofrendo pressão sistemática destes parlamentares, que insistem em desrespeitar a Constituição, ignorando a condição da laicidade brasileira, e impondo sua política de ódio e de segregação.
 
Também na contramão da história, acontece o arquivamento do projeto de lei que visava criminalizar a homofobia, uma luta que é travada há anos pelas organizações de defesa dos direitos humanos, e que estava emperrada pelo Senado, numa orquestração macabra, regida pelo senador Magno Malta (PR), que vem se alimentado do estigma e do oportunismo para destilar sua demagogia e falsa moral, se mantendo no cargo à custa de currais eleitoreiros em igrejas neopentecostais.
 
Por falar no senador capixaba, é impressionante sua cara de pau, agora desfilando de mãos dadas com o governador Paulo Hartung (desafeto de tantos anos). Mais uma clara demonstração da falta de personalidade e do oportunismo que norteia o seu mandato. ?? “ano novo”, mas parece que tudo continua velho, estagnado e cheirando a mofo, pelo menos no que se refere ao Congresso, de resto, nós estamos de prontidão e a postos.
 
Fica o destaque para a mãe Renata Andrade Rodrigues e seu filho Robert. Ele se assumiu gay para ela quando tinha 18 anos. Renata logo percebeu que não era ???uma fase??? passageira, hoje estão mais unidos que nunca, Renata, apoiada pela OAB de Mato Grosso do Sul (Comissão de Diversidade Sexual) vai realizar dia 26 desse mês o 1º Encontro de pais, mãe e familiares de LGBTs de Mato Grosso do Sul, justamente para debater o preconceito e promover políticas inclusivas, mostrando que sexualidade não é doença, mas que a homofobia adoece a sociedade.
 
?? bom saber que coisas assim acontecem.
 

Luiz Felipe Rocha da Palma (Phil Palma) é publicitário. Nas “horas vagas” (às quartas) comanda o programa ???Praia do Phil???, pela Rádio Universitária FM, onde defende os LGBTs e denuncia a homofobia. Fale com o autor: [email protected]

Mais Lidas