O senador Magno Malta (PR) mal entrou em campo para ajudar a eleger a deputada federal Rose de Freitas (PMDB) ao Senado e já foi vetado pela Procuradoria Regional Eleitoral. Depois de aparecer em propaganda eleitoral da peemedebista, vídeo postado por ele em sua página no Facebook nessa quarta-feira (24), exatamente após a coletiva do ex-prefeito João Coser (PT), que reiterou as acusações a Rose, convocava os “irmãos” da Grande Vitória para votar na deputada federak. A estratégia do senador, além de tentar afastar aquela história de “meio-bruxa que tenta enganar os evangélicos”, como espalhou Coser, seguia a mesma adotada por Rose nesta reta final de campanha, de concentrar esforços nos municípios da região metropolitana, onde têm votos os adversários da deputada. No interior, Rose já é forte. Ela quer, agora, é tirar votos de Coser e do ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PV). Embora com ideias pra lá de conservadoras e polêmicas, o apoio de Magno em disputas eleitorais costuma surtir efeito, portanto, Rose tinha tudo para se dar bem. Mas foi só aparecer a denúncia e o senador correu para retirar de sua página nas redes sociais o vídeo, que estava acessível há poucas horas. “Babou” geral.
Infiel
A motivação da denúncia é exatamente a participação de Magno na propaganda eleitoral de Rose. O partido do senador é da coligação adversária, do governador Renato Casagrande, que apoia Neucimar. Difícil, quase impossível, a Justiça Eleitoral não acatar o pedido da Procuradoria.
Reboque
Depois de tantas derrotas nesse período eleitoral, vitória de Rose poderia deixar Magno um pouquinho melhor na foto. Senador sai bem menor da disputa deste ano.
Futuro
Já Rose, se não sair vitoriosa, também terá problemas. Ficará sem fôlego para retornar após quatro anos sem mandato, e entrou em rota de colisão com o governo Dilma – Petrobras e obras – nesta campanha. Área onde sempre teve influência e por onde garantiu as verbas necessárias para ficar conhecida como a “madrinha dos prefeitos”.
Cerco
O foco de Rose nesta reta final não significa, porém, que ela está mal das pernas na Grande Vitória. Pelo contrário…
Cerco II
A pesquisa Brand/Século Diário publicada nessa terça (23) coloca os três candidatos emparelhados na menção estimulada na região – Coser tem 24% das intenções de votos; Rose 23%, e Neucimar 18% – indecisos somam 19%. Mas ela sabe que é nesses municípios onde os dois ex-prefeitos podem crescer.
Cena comum
Em Vitória, por exemplo, em cada esquina tem uma galera com bandeiras e panfletos da candidatura de Rose. Todo dia é dia.
Eu vi
Olha a chamada do vídeo de Magno no Facebook: “vamos massificar. Rose apoia as propostas cristãs, tem moral, defende a família, e sempre esteve ao meu lado na luta em favor das crianças, das mulheres e do Espírito Santo”. Recado tinha endereço certo.
Delimitado
Se há uma área onde Rose circula nesta eleição são as igrejas evangélicas, principalmente, Assembleias de Deus. Quem não se lembra da postura dela diante do esquema armado pelo presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Espírito Santo (Cadeeso), Oscar de Moura, que aproveitou evento da entidade para declarar apoio a Hartung e Coser, com a presença dos dois? Pois é, Rose foi lá e marcou território.
Ops!
A propósito, o candidato da diretoria da Cadeeso à Câmara dos Deputados é Reginaldo Loureiro (DEM), como já citado pela coluna em outras ocasiões. Jurandy Loureiro (PRB) também é evangélico e candidato ao mesmo cargo, mas não é o nome do pastor Oscar de Moura, que tenta ainda eleger ainda seu filho, Oseias de Moura (PRB), à Assembleia.
140 toques
“Considero manipulação usar falas minhas de 2010 sobre Marina como se fossem de 2014. Meu apoio a Dilma é público. Penso ser melhor para o povo”. (Leonardo Boff – no Twitter).
PENSAMENTO:
“A única coisa certa na política é que o que sobe, desce; e o que desce, com frequência sobe”. Richard Nixon