A senadora Rose de Freitas (MDB), que já chegou a ser chamada de “mãe do aeroporto”, corre o risco de perder o melhor da festa. Depois de anos de articulações com o governo federal, que garantiram a retomada das obras, está prestes a levar uma “pernada” do governador Paulo Hartung. Pelo menos é o que ele tenta mostrar, com as declarações feitas após a conversa com o presidente Michel Temer, em Brasília, nessa quarta-feira (21). No texto oficial espalhado pelo governo, Hartung finalmente anunciou a data de inauguração do novo aeroporto, próximo dia 29 de março, ressaltando o convite que recebeu de Temer. O governador sairá do Estado para encontrar o presidente em Brasília e, então, decolarão de volta no mesmo voo, marcando o pouso inaugural do aeroporto. Uma das principais obras atribuídas a Rose, o mês de março já havia sido apontado por ela, em janeiro último, como a data prevista no cronograma da inauguração. Na ocasião, a senadora também havia saído de uma reunião com Temer. Que Rose tem moral com o governo federal, não é novidade. Resta saber se conseguirá se livrar do cerco de Hartung em tirar dela esse protagonismo, principalmente em ano eleitoral, com os dois disputando campo político. Temer reservou mais quantos assentos nesse avião?
Na janelinha
No mercado político, cotado como certo na decolagem ao lado de Temer é o líder da Maioria, deputado federal Lelo Coimbra (MDB).
Filho bonito
A briga pelos pedaços desse bolo segue forte na classe política. Nos últimos meses, não deu pra quem quis visitar as obras, para colocar nas redes sociais. O senador Ricardo Ferraço (PSDB) voltou ao Facebook nessa quinta-feira (22), para puxar pra ele o bônus: ” Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura!”. Sei!
Filho bonito II
Também passaram por lá recentemente, para reivindicar participação, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e o aliado, prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Fora os demais parlamentares que levantam a bola sempre que o assunto volta à tona.
Filho rejeitado
Quando as obras estavam envolvidas em escândalos de irregularidade, o esforço era ao contrário. Aeroporto? Quem? Eu?
Reforço
A jornalista e marqueteira Flávia Mignone reapareceu no cenário político. Diz a Rádio Corredor, que é agora assessora direta do deputado estadual Da Vitória (de saída do PDT). Ligada ao ex-governador Renato Casagrande (PSB), a chegada dela ao gabinete do deputado é vista como um elemento a mais no fortalecimento do grupo de oposição a Hartung no Estado, campo onde está situado Da Vitória, candidato à Câmara este ano.
Reforço II
O deputado, por falar nisso, fez um discurso duro contra o secretário de Estado de Segurança, André Garcia, nesta quinta-feira (22). Merecido. Garcia está passando todos os limites com “o mundo fantástico” da segurança pública que criou no Estado, para mostrar serviço aos capixabas.
Segura!
Hartung articulou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a liberação de, nada menos, R$ 225 milhões para intervenções em rodovias estaduais, que serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). Chefe do órgão: Enio Bergoli, que anda meio sumido do mapa eleitoral, mas é sempre um nome cotado para disputas.
Campo político
Área crítica do seu governo, Hartung tem dedicado boa parte da agenda oficial aos hospitais. No próximo dia 1º, ele estará em Aracruz, para lançamento da pedra fundamental de um “superpacote” de obras no Hospital São Camilo. Mais políticos passarão por lá: o presidente da Assembleia, Erick Musso (MDB) e o deputado federal Marcus Vicente (PP), além do prefeito Jones Cavaglieri (SD) e do presidente da Câmara, Alcântaro Filho (Rede).
Campo político II
As obras, como diz a diretoria do hospital, são resultado de uma “união de forças”, que conta com o governo, parlamentares, prefeitura e Ministério da Saúde. Essa mistura vai colocar no mesmo espaço adversários políticos, como a dupla Alcântaro – apoiado por Jones – e Erick, que têm base no município, e disputarão território na eleição de deputado estadual.
Vitrine
As frentes parlamentares da Assembleia já não têm efeito prático nenhum, imagina com esse tema: Espírito Santo-China. Ideia do deputado estadual Marcelo Santos (MDB), que justifica a medida como necessária para fortalecer intercâmbio com um “dos maiores parceiros do Estado”. A frente contará com a participação de empresários. Deve acabar em…viagem ao exterior!
Vitrine II
Marcelo relembra que, no ano passado, foi organizada uma comitiva pela Câmara de Comércio Brasil-China-Espírito Santo. Houve acordo para criação de linha portuária e anúncio de fundo estatal de 20 bilhões de dólares, para impulsionar a relação entre China e Brasil. Dinheiro ainda não foi liberado.
Nas redes
“Minhas perguntas, e as respostas (ou não) do Prefeito [Luciano Rezende, PPS]
– Roberto: existe algum instrumento jurídico que permita à Liesge não repassar a totalidade dos prêmios às Escolas de Samba?
– Prefeito: (não respondeu)
– Roberto: os professores de Vitória terão alguma recomposição inflacionária este ano, visto que estão há quatro anos sofrendo arrocho salarial?
– Prefeito: não
– Roberto: a comunidade do Romão terá de volta a Escola Irmã Jacinta dentro do bairro?
– Prefeito: não.
– Roberto: é verdade que o super secretário Gandini possui agora 108 cargos comissionados só na sua Secretaria?
– Prefeito: (não respondeu)”.
(Vereador de Vitória Roberto Martins – PTB – sobre a prestação de contas do prefeito – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Basta um frade ruim para dar que falar a um convento”. Luís de Camões