Quinta, 25 Abril 2024

Área de risco

 

O resultado da eleição deste ano não foi positivo para o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), situação que se agravou com a eleição de Luciano Rezende (PPS) em Vitória. É um indicativo de que, agora, os destinos de Hartung e de seu grupo estão nas mãos do governador Renato Casagrande. Já há algum tempo circulam comentários de que ocorrerão mudanças no secretariado de Casagrande, a partir do início do ano que vem. Para as possíveis mexidas, porém, será preciso considerar os novos atores da correlação de forças no Estado, como é o caso do PPS. Desde que assumiu, Casagrande mantém hartunguetes nos mais importantes cargos do governo, mas agora terá que contemplar os demais partidos que saíram da eleição com peso maior. Significa, portanto, tirar o pessoal de Hartung, o que complicaria a vida do ex-governador e dos “seus”. Neste caso, o grupo só terá a prefeitura de Vila Velha para absorvê-los. Mas na administração municipal, não há cargos importantes e estratégicos como os ocupados hoje. Resumindo: danou-se!
 
Pagando pra ver
Interessante o prefeito eleito em Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), colocar como primeira medida de seu governo a redução dos  comissionados. Mas não foi o demista quem mais criou esses cargos na Secretaria de Estado de Segurança? Se restar a ele abrigar os hartunguetes ainda, imaginem...a promessa vai virar dívida. 
 
Destino
Por falar nisso, qual será a próxima parada de João Felício Scárdua, depois da prefeitura da Serra? Quem vai comprar o passe daquele que mais rodou órgãos públicos do Estado? A conferir. 
 
Forçou
Hartung aparecer na coluna Victor Hugo, em A Gazeta, nesta segunda-feira (29), dizendo que não foi derrotado junto com Luiz Paulo Vellozo Lucas e que o tucano saiu do pleito mais forte e musculoso, se credenciando para 2014, foi o suprassumo da eleição. 
 
Corpo mole
Diante desse cenário ruim para o PSDB, vai ser difícil entender se o partido não brigar pela outra vaga na Assembleia, deixando-a para o ex-deputado Paulo Roberto (PMDB). O peemedebista seria o dono da cadeira, mas saiu do PMN. Os tucanos podem reivindicá-la, valendo-se da interpretação de que a vaga é do partido e não do candidato eleito. Mas não parecem muito animados.
 
High society
Hartung, aliás, continua circulando pelos eventos da “nata” da sociedade capixaba. Na semana passada, foi um dos convidados de honra da festa de 50 anos do empreiteiro Wilmar Barroso Filho, dono da Empreiteira Araribóia. Só para lembrar, essa é a mesma empresa que faturou R$ 25 milhões para as obras do posto fiscal de Mimoso do Sul, que não saíram do papel durante o governo passado. Muy amigo...
 
Crime
O hacker que invadiu Século Diário na madrugada de sábado (27), véspera da eleição, e que criou um Twitter “fake” (Abravanel Senor) manifestando autoria no ataque, por onde também fazia ameaças, deletou a página na rede social nesse domingo (28). Cumpriu seu objetivo, motivado por interesses políticos. Investigação, já!
 
Crime II
Além de impedir o trabalho jornalístico e corromper nosso banco de dados, o criminoso invadiu computadores da diretoria e da área técnica de Século Diário, capturando senhas e emails. Um atentado à liberdade de expressão e à privacidade, que não pode passar em branco. Estamos em cima. 
 
140 toques
“Semana tensa em Brasília com a possível votação do projeto que retira royalties do nosso ES”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Nas revoluções políticas os povos ordinariamente mudam de senhores sem mudarem de condição”. Marquês de Maricá

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/