terça-feira, dezembro 10, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, dezembro 10, 2024
terça-feira, dezembro 10, 2024

Leia Também:

Arranjos

Com o efeito da bomba lançada por Marina Silva (PSB) no mercado político, a presidente Dilma Rousseff vai precisar mais do que nunca do PMDB. E, certamente, fará das tripas coração para segurar o partido em sua aliança à reeleição em 2014. Embora militantes petistas do Estado, a essa altura do campeonato, insistam na ladainha de que as articulações nacionais não interferem no quadro eleitoral capixaba, o passado mostra o contrário. Basta lembrar a inesquecível reviravolta de 2010, apelidada de “abril sangrento”, quando a candidatura palaciana foi substituída de um dia para o outro após costuras nacionais que culminaram com a retirada da candidatura de Ciro Gomes (PSB) a presidente da República, em troca do apoio do PT aos candidatos socialistas nos estados. Tanto respingou aqui, que o governador Renato Casagrande saiu da condição de oposição para virar cabeça de chapa na disputa, “rifando” Ricardo Ferraço, que acabou na disputa ao Senado. Agora, outros efeitos são aguardados para o Estado. Um deles pode ser a reaquecida da candidatura ao governo do próprio Ferraço, mesmo que a contragosto da bancada do PMDB na Assembleia. E ai surgiria outra questão: quem seria o nome ao Senado? 
 
Arranjos II
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) dificilmente enfrentará o delegado Fabiano Contarato (PR), que é um fenômeno novo das redes sociais. O ex-prefeito João Coser (PT) também perdeu força. Caberia ainda a deputada federal Rose de Freitas (PMDB), que vem esbravejando para entrar na disputa? E a senadora Ana Rita (PT)? Muitas perguntas no ar.
 
Não dá
A propósito, o pessoal do PT forçou a barra na imprensa corporativa desta terça-feira (8), ao repetir a história da neutralidade. Melhor digerir logo a bomba, porque atrás vem gente. O governador Renato Casagrande adotou a cautela, melhor assim.
 
Atrás de votos
Explicado o interesse súbito dos deputados estaduais pela luta antiga dos moradores da Grande Paul, em Vila Velha, contra os tanques de combustível e soda cáustica. O que está em jogo é um eleitorado de 63 mil pessoas. Quem não quer?
 
Atrás de votos II
Vale refrescar a memória. Os moradores estão nessa labuta desde 2007 e nunca arrumaram um padrinho político, embora tenham procurado e o caso seja grave. Este ano, pré-eleição de 2014, olha que “coincidência”, os deputados resolveram tomar frente da questão. Principalmente, Euclério Sampaio (PDT) e Roberto Carlos (PT), mas outros também ciscam nesse terreiro.
 
Pedra no caminho
O projeto do prefeito de São Gabriel da Palha, Henrique Vargas (PRP), de colocar a mulher, Lorena Vargas, do mesmo partido, na disputa à Assembleia Legislativa, esbarra em um nome de peso: a ex-prefeita por dois mandatos e atual subsecretária de estado de Desenvolvimento Urbano, Raquel Lessa (Solidariedade), favorita por lá a levar uma cadeira na Casa. 
 
Marca
Janete de Sá (PMN) fez de tudo e mais um pouco para tentar se livrar do título de traíra dos movimentos sociais que lideraram os protestos populares no Estado. Mas, como esperado, não teve jeito. Mensagem desse sábado (5) postada pelo “Movimento Não é por 20 centavos, é por direitos”, no Facebook: “destacamos a participação especial da deputada Janete de Sá Judas, que traiu seus eleitores”. 
 
De olho
O município de Presidente Kennedy anuncia pregão para locação de veículos que irão atender ao gabinete da prefeita Amanda Quinta (Solidariedade) e às secretarias de Educação e Assistência Social. Na gestão do tio de Amanda, Reginaldo Quinta (PTB), tinha mais carro do que gente. E outra: contratações na mesma área foram colocadas sob suspeição e viraram alvos de investigação – mais uma da extensa lista.
 
Melhoras!
A coluna deseja rápida recuperação ao velho comunista Carlito Osório, 84 anos, internado no Vitória Apart Hospital. 
 
Nas redes
“O movimento não acabou! Queremos o fim do pedágio na 3º Ponte como marco simbólico na luta contra a corrupção no Espírito Santo. Queremos também a CPI do Transcol e do Pó Preto”. (Não é por 20 centavos, é por direitos ES – no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“Quando um poder encolhe, o outro estica as pernas”. FHC

Mais Lidas