Quarta, 24 Abril 2024

Bola em jogo

O governador Renato Casagrande saiu-se bem na disputa eleitoral até aqui. Mas ainda é cedo para afirmar quem são os grandes vencedores no xadrez político, já que as disputas em Cariacica, Vitória e Vila Velha ainda terão segundo turno e quase metade do eleitorado está concentrado nessa região das novas disputas.



Os novos acordos para a segunda fase da disputa, com o reposicionamento dos aliados do governador Renato Casagrande, do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e do senador Magno Malta (PR), só poderão ser avaliados depois da disputa do segundo turno.



Se o PPS vencer em Cariacica e em Vitória, sairá muito fortalecido da disputa eleitoral e passará a ser uma voz ativa no jogo político de 2014, também. Se Rodney Miranda (DEM) vencer em Vila Velha, vai coroar com uma vitória o ex-governador Paulo Hartung e derrotar de uma vez só Malta e Casagrande.



Só no final da apuração do segundo turno, será possível contabilizar quem ganha e para quem é importante a vitória. Além disso, é preciso contabilizar também o que significa uma derrota nesse momento. Para o PSDB, por exemplo, será terrível.



Mas se Luciano vencer em Vitória, empata o jogo, ou não, já que Vitória é a vitrine política mais importante do Estado depois do próprio governo. Mas ainda há Cariacica. O PSB saiu vitorioso em 22 municípios do Estado, mas o que importa mesmo para o jogo político de 2014 são as disputas na Grande Vitória.



Lógico que vencer no município da Serra, com Audifax Barcelos, no primeiro turno, colocou o partido do governador em vantagem. Mas a bola ainda está rolando e o juiz ainda não apitou o final da partida.



Fragmentos:



1 – O PRP comemora o crescimento do partido na eleição deste ano. O partido aumentou de um para três o número de prefeitos eleitos. Além disso, teve vereadores mais bem votados em Alegre e Pancas.



2 – O partido agora conta com as prefeituras de São Gabriel da Palha, com o deputado estadual Henrique Vargas; Pancas, com Guima Nascimento, e ainda reelegeu Betinho Alves, em Apiacá.



3 – O Psol de Vitória divulgou nota destacando o bom desempenho de Gustavo De Biase na disputa pela prefeitura e reafirmando a proposta de não apoiar nenhum candidato no segundo turno.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/