Quarta, 24 Abril 2024

Bom pra uns...

A maneira como o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) assumiu a candidatura do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas à prefeitura de Vitória resultou em efeito contrário ao esperado, ou seja, perda de votos. Não que isso cause danos a ponto de interferir no desempenho de Luiz Paulo na disputa, mas sua candidatura, antes vista quase que uma unanimidade, deixou de ser. A interpretação nos meios políticos é que isso ocorreu a partir do momento em que Hartung apareceu como dono da candidatura, que seguia disparada na frente dos adversários. Luiz Paulo não precisava de Hartung e, naturalmente, seria a opção de eleitores de várias correntes. Ao colar sua imagem à de Hartung, porém, criou condições para que muitos recuassem da escolha. Quem votaria em Luiz Paulo por influência de Hartung já havia se decidido, com ou sem ele na campanha. Em contrapartida, os que não votam em Hartung deixaram de priorizar Luiz Paulo. É o tipo da aliança que só beneficia um lado. Neste caso, Paulo Hartung. 
 
Quem leva?
Diante do cenário, a dúvida é para onde vão esses eleitores. Entre o candidato do PPS, Luciano Rezende, e a petista Iriny Lopes, devem migrar para o primeiro. Pelo menos essa é a tendência. 
 
Vai entender...
Por falar em Luciano, o que os secretários Robson Leite (Economia e Planejamento) e Henrique Herkenhoff (Segurança) podem contribuir com a campanha do deputado estadual? Um é desconhecido em Vitória e o outro está em queda livre, resultado dos altos índices de criminalidade registrados no Estado. Estratégia furada. 
 
Sem mudanças
Já em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), os comentários são que o deputado estadual Glauber Coelho (PR) continua liderando a disputa a prefeito, contando para isso com adesão do eleitorado jovem. A ida de Hartung para o palanque do prefeito Carlos Casteglione (PT) não teria surtido efeito no município, conhecido por ter características políticas fortes. O ex-governador não faz onda por lá, e sim lideranças antigas da região. 
 
Segue...
Além de Hartung nunca ter conseguido interferir nos resultados das disputas em Cachoeiro, ainda tem peso forte entre os eleitores do município a tentativa do ex-governador de, no passado, evitar a eleição de Theodorico Ferraço (DEM). Não desceu na garganta. 
 
Fartura
É só passar pelo município da Serra para constatar que é no município onde está o dinheiro nesta eleição. Tem placa espalhada para tudo quanto é lado dos principais adversários, o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e o deputado federal Audifax Barcelos (PSB). Uma do lado da outra. E a cada pouco metros. 
 
Fartura II
Quem também sempre acompanha os dois é o vereador candidato à reeleição Bruno Lamas (PSB). Que vem a ser filho da secretária municipal de Educação, Márcia Lamas, que já foi vereadora e vice de Vidigal. 
 
Representou
O presidente estadual do PSB, Macaciel Breda, participou nesse sábado (15) de comício do candidato a prefeito em Barra de São Francisco (noroeste do Estado),  Enivaldo dos Anjos (PSD), para firmar posição do partido na disputa. É que lá o diretório municipal contrariou decisão da regional e fechou aliança com o adversário de Enivaldo, deputado estadual Luciano Pereira (DEM). 
 
 Inconveniente
Antes de ser cassado, o prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado), Jorginho Donati (PSDB), enchia a caixa de mensagens dos celulares alheios com textos enormes sobre a diferença entre sua gestão e a passada no município. Ah, um semancol!
 
140 toques
“Presidente da CNBB (cardeal Raymundo Damasceno) ataca uso da religião na busca por voto”. (Deputado federal César Colnago – PSDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Martin Luther King

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/