segunda-feira, julho 14, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, julho 14, 2025
segunda-feira, julho 14, 2025

Leia Também:

Cabo de guerra

Ainda na ressaca da eleição do segundo turno, a Câmara de Vitória deve iniciar mais um embate político nesta terça-feira (1). É quando será realizada audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017, que definirá os investimentos em áreas essenciais no primeiro ano da nova gestão do prefeito reeleito Luciano Rezende (PPS). O processo está nas mãos do presidente da Comissão, ninguém menos do que o vereador Max da Mata (PDT), um dos principais cabos eleitorais do deputado estadual Amaro Neto (SD) e opositor de Luciano na Casa. A questão será colocada na mesa após o resultado apertado das urnas – diferença de apenas 4.424 votos -, o que revelou uma cidade dividida e também insatisfeita com a atual gestão. O deputado Amaro Neto, em suas declarações após a apuração dos votos, garantiu que será o fiscal da população no próximo mandato na Capital. Mas ele está na Assembleia, deve entrar em assuntos mais amplos. Já Max, reeleito na Câmara, é o fiscal direto da prefeitura. Esta aí uma “dobradinha” que pode funcionar. Afinal, Amaro precisa preservar o capital político que conquistou. Foi dada a largada, de novo.
Lembrete
Logo após o resultado da disputa proporcional, Luciano disse que foi “sabotado” pela atual Câmara. Na próxima composição, o cenário é mais confortável para o prefeito, já que sua coligação fez oito vereadores – de 15 ao todo – e negocia apoio de mais quatro. O ano, porém, não acabou. 
Canal
Amaro publicou nesta segunda-feira (31), nas redes sociais: “Nossa conversa precisa continuar. Estou à sua disposição na Assembleia, aqui no Face, no Zap do Amaro e também no site queroouvirvocê”.
Prepotência
Pelas entrevistas que deu até agora, Luciano continua fingindo que não entendeu o recado das urnas. Vai achando que está tudo bem, vai…
Tirou
O apoio do vereador de Vitória Zezito Maio (PMDB) ao prefeito de Vitória em seu reduto eleitoral, Praia do Suá, teve efeito inverso. Ao invés de somar votos, tirou. Luciano havia ganhado de Amaro Neto (SD) no bairro no primeiro turno, o que não se repetiu nesse domingo (30), com uma virada do deputado. 
Fora
A propósito, pergunta que circula nos bastidores agora é como Zezito irá acomodar seus cargos comissionados que estão espalhados por aí. A começar pela própria Câmara, já que ele perdeu a disputa à reeleição.
Assumiram o risco
Amaro e o SD devem satisfações pelo ocorrido com uma criança de sete anos em Santo Antônio, durante carreata da campanha nesse sábado (29). Desde então, circula no Facebook, já com 831 compartilhamentos, o relato revoltado da mãe, Mariana Dalto, com fotos. A criança foi atingida por fogos de artifício na janela da própria casa, teve queimaduras pelo corpo, e precisou ser submetida à cirurgia para retirada de fagulha que se alojou na boca. A mãe irá acionar a Justiça.
Sintomático
O mercado político ainda quer saber: o que fez a deputada estadual Luzia Toledo (PMDB), conhecida por sua fidelidade partidária, apoiar o prefeito reeleito de Cariacica, Juninho (PPS), e não o colega de plenário e correligionário Marcelo Santos?
Cutucou 
Um dia após a eleição, bate-boca na sessão da Assembleia. O deputado Hércules Silveira (PMDB) subiu à tribuna para criticar o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), derrotado por Max Filho (PSDB), candidato que apoiou. “Levou uma surra, a terceira seguida, vai ganhar música no Fantástico”. Aí, no meio do discurso, dizendo que Neucimar precisa “parar de mentir para o povo” e etc., Hércules citou Enivaldo dos Anjos…
Cutucou II
….o negócio, claro, esquentou. Enivaldo respondeu lembrando que Hércules já foi rejeitado várias vezes pelo próprio partido e ameaçou: “Vou mostrar quem é vossa excelência e quem é Max Filho”. Depois, foi a vez de Enivaldo subir à tribuna e continuar a discussão. O deputado disse que Hércules já sinaliza desta forma como será a gestão do tucano, de “perseguição e caça às bruxas”, e declarou guerra do PSD ao novo prefeito. 
Cutucou III
Ainda nesse embate, “vitória de pirro” foi a expressão utilizada por Enivaldo para avisar a Hércules que os resultados do segundo turno na Grande Vitória não têm nada de surra, pelo contrário. Significado da expressão: conquista obtida após esforço penoso.
Controvérsias
Por falar em Max Filho, não agradou à equipe de campanha do tucano a presença do senador Magno Malta (PR) em seu palanque. E Magno, sabe como é, só se posiciona na linha de frente em eventos, caminhadas e etc. Não dava nem para minimizar o apoio.
140 toques
“Você percebeu? Os 20 manifestantes pró-Trump já ganharam mais espaço na mídia brasileira do que as ocupações em mais 1.600 escolas?”. (Deputado federal Helder Salomão – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“A palavra virtude política é contrasenso”. Napoleao Bonaparte

Mais Lidas