
O mercado político se movimenta de um lado, a sociedade civil de outro. A condenação do conselheiro afastado Valci Ferreira em ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ) não só abriu a mesa de especulações sobre o próximo a ocupar a cadeira, como retomou as movimentações em defesa do projeto Conselheiro Cidadão, que permite a qualquer pessoa se candidatar, desde que atenda a requisitos técnicos. O debate vem à tona mais uma vez pela Associação dos Auditores de Controle Externo do Estado (Ascontrol), que já busca apoio de outras entidades e não descarta a possibilidade de lançar um nome. Embora a proposta seja importante e necessária, a missão é daquelas impossíveis. O Tribunal há muitos anos está loteado por cadeiras de escolhas políticas, na maioria das vezes atendendo a interesses do governador Paulo Hartung (PMDB). Ele tem hoje a metade da Corte de Contas, mas já teve mais. Sem saber quanto tempo esse processo de Valci irá durar, há articulações nos bastidores para que o conselheiro entre com pedido de antecipação de aposentadoria. Essa pressão não é recente, e ocorre também em cima de José Antonio Pimentel, para aposentaria por tempo de serviço, já que não atingiu o limite de idade. A estratégia comentada desde o ano passado seria para acomodar, primeiro, a cunhada e secretária do governador, Ângela Silvares. Se já é difícil para alguém do mercado político furar essa fila, imagina quem está de fora?
Comeu mosca
O deputado federal Max Filho (PSDB), candidato a prefeito em Vila Velha, comeu mosca e não conseguiu participar do debate realizado pela TV Vitória nessa quinta-feira (22). Chegou atrasado ao horário exigido pela emissora, alegando que estava em outro compromisso de campanha. Max até tentou argumentar, mas não teve jeito.
Comeu mosca II
Para correr atrás do prejuízo, o tucano se comprometeu a responder às perguntas dos moradores do município nesta sexta-feira (23) pelo Facebook. Mas, vamos combinar, isso não chega nem perto da oportunidade de confrontar seus adversários ao vivo. Com Max bem na foto no cenário eleitoral, a ausência deixou o prefeito Rodney Miranda (DEM), Neucimar Fraga (PR) e Rafael Favato (PEN) rindo à toa.
Baixa adesão
Em Vitória, o candidato do PT à prefeitura, Perly Cipriano, aderiu ao Termo de Compromisso Ambiental proposto pela Juntos – SOS ES Ambiental, que contempla questões essenciais para o meio ambiente. Embora tenha encaminhado a todos os candidatos, apenas André Moreira (Psol) e agora Perly se comprometeram. O resto nem “tchun”.
Baixa adesão II
Pior ainda ocorreu nos demais municípios da Grande Vitória, onde os candidatos também receberam o termo para assinatura, mas deram com os ombros. É o retrato fiel de como são tratadas as questões ambientais por aqui.
Não cola
E teve, ainda, quem ao invés de assinar, o que significa ser cobrado depois, enviou suas propostas na área para Juntos – SOS, como Lelo Coimbra (PMDB) na Capital e Vasco Alves (PPL) em Vila Velha. É aquilo né…vai que cola!
Imposição
Os servidores do Ibama no Estado continuam na bronca com o deputado federal Paulo Foletto (PSB) e com o governo federal pela indicação política para o comando da superintendência capixaba. Ato de nomeação de Mario Stella Cassa Louzada foi publicado no último dia primeiro, mas ele ainda não tomou posse. O clima está tenso. Nesta sexta-feira (23) houve outro protesto da categoria, que já entregou alguns cargos.
Imposição II
Foletto já sabe do abacaxi, mas não se posicionou, muito menos desistiu de emplacar seu indicado. Em manifesto, os servidores dizem que “o cargo de superintendente do Ibama não pertence ao PSB ou qualquer outro partido político, tampouco ao deputado federal Paulo Foletto (…)”. Eles defendem indicação por lista tríplice. Estão certíssimos.
Pois é!
Comentário do ativista e artista plástico Kleber Galvêas sobre a crise hídrica. “Se PH, que foi governador duas vezes, fosse um bom administrador ou, pelo menos, fosse primário em planejamento estratégico, o problema hídrico não se apresentaria tão grave”.
Nas redes
(…) Infelizmente os político estão preocupados com seus currais eleitorais e não com uma melhoria na prestação de serviços para sociedade”. Jacques Passamani – Ibama-ES – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão”. John Kennedy