terça-feira, dezembro 10, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, dezembro 10, 2024
terça-feira, dezembro 10, 2024

Leia Também:

Choque

Como diz o ditado, dois bicudos não se beijam. Foi o que aconteceu na prefeitura de Vitória, como se comenta nos bastidores, com a fusão das pastas de Comunicação e Gestão Estratégica, que viraram no final de 2016 Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação. Não demorou muito e o supersecretário Fabrício Gandini e a subsecretária de Comunicação Margô Devos se estranharam. E nessa queda de braço, quem saiu vitorioso foi, evidentemente, Gandini. Devos, que foi a grande figura política dos primeiros quatro anos da gestão de Luciano Rezende (PPS), acabou demitida e, como divulgado em A Gazeta nesta terça-feira (28), o prefeito nem seu deu ao trabalho de dar a notícia, deixando a missão para o próprio Gandini. Com a queda da subsecretária e o “rebaixamento” da secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, a gestão de Luciano derruba suas próprias “damas de ferro”. Além da exoneração atual, Lenise perdeu força na prefeitura, depois de começar a gestão quase como uma primeira ministra. O que teria, inclusive, relação com a atuação da subsecretária, quando ainda era a toda-toda da pasta de Comunicação. O tempo passou, Gandini chegou à prefeitura, e quem acabou cortada foi Devos. Frase da vez no mercado político: “é cobra engolindo cobra”.
Choque II
Para quem não se lembra, declaração de Gandini quando tomou posse no cargo: Margô Devos irá trabalhar ao meu lado. Parceria desandou logo, logo.
Oficial

O ato de exoneração da subsecretária, aliás, já saiu no Diário Oficial desta terça. Mas está “a pedido”. A pedido de Gandini? 

Minada
No caso de Lenise, ela chegou ao primeiro mandato como braço direito, porta-voz do prefeito e secretária de Gestão Estratégica. Logo depois, assumiu interinamente a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade. Mas ainda naquela época, foi sendo minada, até acabar somente com a pasta que deveria ser interina e onde está até hoje.
Sai, não sai
Antes do encontro que selou a paz no PDT, o deputado Josias da Vitória esteve em Brasília. Ele teria se encontrado com o presidente nacional da sigla, Paulo Luppi, e com o Roberto Jefferson, presidente do PTB. Os meios políticos entenderam que o deputado teria cogitado a possibilidade de mudar de partido, diante da pressão interna.
Ruim de conta
O deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) usou a tribuna da Assembleia nesta terça-feira (28) para corrigir o governador Paulo Hartung (PMDB). Ele tem dito por aí que as 17 unidades da Escola Viva reúnem hoje dez mil alunos. Majeski afirma que os números oficiais indicam pouco mais de seis mil. Reprovado em Matemática, governador?
‘Imagina’
A caravana do senador Magno Malta (PR) reuniu uma multidão em Cariacica na noite dessa segunda-feira (28). Uniformizados com a camiseta “Aborto é Crime”, lá estavam o senador Ricardo Ferraço (PSDB) e o secretário chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Junior. Os dois pareciam meio perdidos no palanque/palco. Agora, se isso não é showmício, o que será, hein?
Comida de mãe
Caçula entre os restaurantes de cozinha orgânica e vegana no Espírito Santo, o Mãe Divina abre em novo endereço nesta quinta (30), na Rua Domingos Leal, no Centro de Vila Velha. Inaugurado no dia 4 de outubro de 2015, Dia de São Francisco, padroeiro dos animais, a casa segue o mesmo princípio dos precursores Sol da Terra e Alimento (ex-Cio da Terra): combinar alimentação saudável e respeito ao meio ambiente.
Nas redes
“A flexibilização de direitos trabalhistas não vai criar mais empregos. Vai aumentar o número de trabalhadores temporários. É isso que nós queremos para o Brasil? Como seu representante me posiciono#contra a Reforma Trabalhista e da Previdência (…)”. (Deputado federal Sérgio Vidigal – PDT – no Facebook). 
(Colaborou Renata Oliveira)
 PENSAMENTO:
“Se queres prever o futuro, estuda o passado”. Confúcio

Mais Lidas