Sábado, 20 Abril 2024

Cidadãos italianos

No dia 3 de novembro, a comunidade italiana no Espírito Santo terá a chance de votar, basta você, cidadão italiano capixaba, fazer rapidinho sua inscrição para receber a cédula eleitoral do Consulado da Itália no Rio de Janeiro.

Aqui teremos cinco candidatos, um deles, é o nosso preclaro Cilmar Franscisqueto.

Cilmar, poderia explicar melhor o motivo dessa votação pelos cidadãos italianos capixabas?

Até o início de dezembro, os cidadãos italianos escolherão os novos representantes do Com.It.Es (Comitato degli Italiani all'Estero), que é o comitê dos italianos no exterior. Em cada circunscrição consular, serão eleitos representantes da comunidade italiana, os Consiglieri (conselheiros). Podem votar os maiores de 18 anos, com cidadania italiana. O Espírito Santo e o Rio de Janeiro fazem parte de uma mesma circunscrição, que elege 12 representantes. No Brasil existem outros seis consulados, que também escolherão seus representantes: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife, que contemplam os italianos residentes em todo o território brasileiro. Mas as eleições dos Cômites acontecem em todos os países, exceto a Itália. A entidade foi criada em 1994, pelo governo italiano, para dar apoio às comunidades no exterior. Na mesma ocasião, foram abertas vagas para eleger representantes para a Câmera dos Deputados e ao Senado italianos. Para esta votação, os cidadãos devem solicitar ao Consulado o envelope com a cédula. O pedido pode ser feito online (serviziconsolari.esteri.it) ou preenchendo manualmente um formulário, informando o endereço onde quer receber a cédula com os nomes dos candidatos. Essa solicitação deve chegar ao Consulado do Rio até o dia 3 de novembro e pode ser feito por e-mail. O eleitor deve anexar também a cópia de um documento válido: passaporte italiano ou brasileiro, Identidade (com menos de 10 anos), ou a CNH, para certificação dos dados e das assinaturas.

Quem são os capixabas da lista Italiani in Brasile que podem ser votados?

A nossa chapa, Italiani in Brasile – Giustizia e Libertà nel Mondo é composta por 15 candidatos, dos quais cinco são residentes no Espírito Santo, sete no Rio de Janeiro e três italianos natos. É uma lista cívica, ou seja, não tem qualquer ligação com os partidos políticos da Itália. Além do meu nome, à reeleição, temos a Andressa De Prà, psicóloga, que já trabalhou no então Vice-Consulado da Itália em Vitória; Felipe da Silva Vago, administrador da área de transporte público e atuante nas redes sociais no apoio aos cidadãos e descendentes de italianos junto ao Consulado; André Cibien Servegnini, que é mestre em Matemática e professor da Prefeitura de Cariacica. Já presidiu a ACIC (Associação dos Italianos de Cariacica) e atualmente é o secretário da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo, e o José Jones Arpini, empresário de Serra-ES, coordenador da Indústria na Confederação Nacional dos Jovens Empresários Conaje) e coordenador estadual no Instituto Jovem Exportador - IJEX – DF. O cidadão escolhe uma chapa e pode votar em até quato candidatos, desde que da mesma chapa. Votos em candidatos de chapas diferentes serão anulados.

Vocês pertencem a uma chapa. Tem mais estados? E quantos são ao todo?

No Brasil são sete circunscrições. Em cada circunscrição consular serão eleitos representantes da comunidade italiana, os Consiglieri (conselheiros). Podem votar os maiores de 18 anos, com cidadania italiana. O Espírito Santo e o Rio de janeiro fazem parte de uma mesma circunscrição, que elege 12 representantes. No Brasil existem outros seis consulados, que também escolherão seus representantes: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife, que contemplam os italianos residentes em todo o território brasileiro. Mas as eleições dos Cômites acontecem em todos os países, exceto na Itália.

Diga sobre o formulário, como preenchê-lo, para onde manda e o prazo...

Para esta votação, os cidadãos devem solicitar ao Consulado o envelope com a cédula. O pedido pode ser feito online, pelo Fast It (serviziconsolari.esteri.it) ou preenchendo manualmente um formulário, informando o endereço onde quer receber a cédula com os nomes dos candidatos. Essa solicitação deve chegar ao Consulado do Rio até o dia 3 de novembro e pode ser feito por e-mail. O eleitor deve anexar também a cópia de um documento válido: passaporte italiano ou brasileiro, Identidade (com menos de 10 anos), o RNE ou a CNH, para certificação dos dados e das assinaturas. Não serão aceitos outros documentos.

Assim que receber o envelope, no endereço informado, a partir do dia 4 de novembro, os eleitores devem fazer a escolha, de até quatro nomes da lista, desde que sejam de uma mesma chapa. Os envelopes devem ser devolvidos aos Correios, com postagem gratuita, a tempo de chegar ao Consulado do Rio até o dia 3 de dezembro. O Com.It.Es é um conselho consultivo. Apesar das limitações impostas pela atual legislação, definidas pelo governo italiano, sua atuação pode ser ampla e muito depende da iniciativa dos seus conselheiros, que atuam como voluntários. O melhor exemplo é a mobilização que coordenamos, desde 2015, para a conquista do Sportello Consolare (Escritório Consular), em funcionamento desde novembro passado, e o anúncio da instalação da Agenzia Consolare, dentre outras iniciativas.

Os avanços que alcançamos nos últimos anos no Espírito Santo, com a participação efetiva da comunidade ítalo-capixaba e os conselheiros do Com.It.Es, é um caminho em construção. Precisamos de uma ampla participação dos cidadãos italianos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro nesse processo de escolha dos novos conselheiros, para conseguirmos ampliar e melhorar os serviços aos italianos e aos descendentes. Um consulado independente é o sonho dos ítalo-capixabas, o que também favorece os ítalo-cariocas, seja para facilitar a dupla-cidadania, o passaporte e outros serviços. É essencial para se fortalecer o intercâmbio com a Itália e uma porta aberta à União Europeia.

Nesse sentido, todos os capixabas, independentes das suas origens, serão beneficiados com essa nova representação consular italiana no Espírito Santo. Para tanto, é necessário que mantenhamos essa mobilização, com a participação mais ampla possível de todos os que possuem a cidadania italiana nestas eleições. É muito importante essa ação de cidadania para que o ES possa ter representantes, continuando numa luta melhor pelo nosso Consulado, pela comunidade italiana do Espírito Santo. Avanti e Insieme!

Cilmar Cesconetto Franceschetto
- 27.99941.7269
Atual Conselheiro do Com.It.Es RJ-ES
Lista: Italiani in Brasile – Giustizia e Libertà nel Mondo
Presidente do Conselho Consultivo da Comunità Italiana do Espírito Santo

PARABÓLICAS

Há muito não ouvimos falar de Jô de Souza, o bom e ponderado profissional do rádio do ES.

Está difícil acostumar com os novos programas da Rede Globo. Será que é mesmo uma questão de tempo?

O grande Claudio DJ deu uma sossegada grande. Está recolhido atualmente por aqui, após uma aventura em São Paulo.

Lembrava outro dia que a Rádio Cachoeiro do meu tempo tinha dois bons locutores e excelentes pessoas, Antonio Ramos e Antonio Martins.

ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM

ACESSE: TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
Barry Manilow – I Can't Smile Without You
https://www.youtube.com/watch?v=ZKSkFtAXdNE

MENSAGEM FINAL
Às vezes o dano causado por nossas palavras é óbvio, e outras vezes não; porém o dano não se torna menor pelo fato de não sermos capazes de ver as pessoas que sofrem em função de nossas palavras. Vitto Amorim

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários: 1

geraldo lima em Sexta, 05 Novembro 2021 22:37

Voce sabia ? Antonio Martins faleceu início do mes de Outubro!

Voce sabia ? Antonio Martins faleceu início do mes de Outubro!
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/