sábado, agosto 9, 2025
21.9 C
Vitória
sábado, agosto 9, 2025
sábado, agosto 9, 2025

Leia Também:

Circunstâncias

A visita ao Estado do presidente interino, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta sexta-feira (1), a terceira deste ano, tem um detalhe que chama atenção da classe política para além do flerte entre ele e o governador Paulo Hartung (PMDB). Quem vai estar na primeira fila ao lado de Hartung é o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), que também esteve presente no encontro ocorrido em janeiro, quando Maia era candidato a presidente da Câmara e veio ao Espírito Santo pedir votos. Naquela ocasião, Hartung já sinalizava que poderia ir para o partido, mas a movimentação foi reforçada, mesmo, na visita surpresa de junho, quando o governador anunciou interesse de levar dois deputados federais com ele: Lelo e Evair de Melo (PV). Já exercendo a função de líder da maioria da Câmara dos Deputados e, portanto, próximo do presidente Michel Temer, o parlamentar peemedebista logo rechaçou qualquer possibilidade de deixar o PMDB. Mais para frente, porém, dependendo da movimentação do cenário nacional e local, o mercado político acredita que a proposta pode se tornar palpável para os interesses de 2018. Principalmente, se Lelo tiver que voltar ao palanque de Hartung para disputar a reeleição à Câmara. Aí já viu, tudo pode acontecer…
‘Vereador’
A visita de Maia recebeu nota na coluna Ancelmo Gois, em O Globo, nesta quinta-feira (31). O jornalista falou das andanças dele pelo país, de olho em 2018, e cita o “tour” ao lado de Hartung: inauguração de recapeamento de rodovia, implantação de aparelhos de ginástica em praça e construção de mini-barragem de água. “Dizem que a agenda do presidente da República em exercício mais parece a de um vereador. Maldade”. Fecha a nota.
Distância segura
Ainda sobre o presidente em exercício, desta vez, Maia resolveu convidar a deputada federal do seu partido, Norma Auyb, ignorada na visita passada. Mas ela recusou a acompanhá-lo na agenda oficial, assim como seu marido, deputado estadual Theodorico Ferraço. Motivo óbvio: Paulo Hartung.
Distância segura II
O casal, aliás, já avisou que se Hartung entrar no DEM por uma porta, tanto um como outro saem por outra.
Pressão
Notícias da Rádio Corredor da Assembleia indicam que já tem deputado colocando a cara para fora da Caravana do Amaro Neto (SD). Até a disputa do próximo ano, serão mais adesões ou baixas do projeto que lançou o colega de plenário ao Senado?
Pressão II
O que dizem é que a movimentação que lançou Amaro, com a presença de 19 deputados, colocou os concorrentes em cena para cobrar apoios dos aliados. Na linha de frente, os atuais senadores que disputarão a reeleição, Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB). Outro que pode entrar no cenário é o ex-governador Renato Casagrande (PSB).
Vitrine
O novo secretário estadual de Esportes, Roberto Carneiro (PDT), já chegou ao cargo colhendo os louros. Nesta quinta-feira (31), entregou ao lado de Hartung, com pompa e circunstância, a academia de alto rendimento do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, além de transferir parte da estrutura olímpica do vôlei de praia Rio 2016 para a quadra de areia do CT. Investimento ultrapassa R$ 1 milhão.
Dindim
A senadora Rose de Freitas (PMDB) recebeu mais uma leva de prefeitos em Brasília, nessa quarta-feira (30). Na lista, Luciano Rezende (PPS), da Capital; Alessandro Broedel (PSDB), de Sooretama; e Ademar Schneider (PRP), de Itarana. Em pauta, o de sempre: obras do aeroporto e demandas para os municípios. 
Aposta familiar
O ex-prefeito de Nova Venécia, Wilson Japonês, enrolado na Justiça, deve lançar o filho, Clio Zanella Venturim, a deputado estadual em 2018. Filiado ao PMDB do município, ele coordenou o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) até o final do ano passado.
Nas redes
“Os esportes náuticos praticados na Curva da Jurema são fomentados pelo Guarderia (Centro Náutico Capixaba)que lá existe. A regularização do espaço é um desejo e precisa acontecer junto com o reconhecimento da história”. (Vereador Davi Esmael – PSB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Aquilo que não puderes controlar, não ordenes”. Sócrates

Mais Lidas