Quinta, 25 Abril 2024

Conflito de Gerações

Os jovens fotógrafos nascidos após a revolução dos pixels, ou que foram educados na fotografia digital, aprenderam desde cedo que em fotografia é tudo igual, independente da maneira que é concebida. Nascidos na frente de uma tela plana, tornaram-se menos preconceituosos, pelo menos em relação às imagens.

 
Minha geração, criada sob uma luz vermelha e com o ácido acético impregnado na pele, onde aedis egiptus não sobrevive, tem dificuldades em aceitar as mudanças provocadas pela revolução dos pixels. Contudo, é a geração anterior à minha que mais sofre com a dificuldade de compreender essa avalanche de zeros e uns que desmoronou sob suas cabeças.
 
Essa geração viu as câmeras aumentarem de tamanho e se tornarem aparelhos bem mais barulhentos e exibicionistas, para atender às exigências do novo mercado. Sim, é uma exigência de mercado, pois as câmeras digitais não têm necessidade de fazer o som de disparo; na verdade, a maioria delas possui a opção de desligar o som.
 
São pessoas do tempo em que se gravava músicas em fitas K7 da TDK, as melhores, pois não embolavam dentro do toca-fitas. Pessoas que tem uma grande dificuldade em compreender que na realidade a fotografia, não mudou tanto assim, continua basicamente a mesma. Ao invés de sais de prata sensíveis à luz, agora os zeros e uns avisam ao sensor, isso é preto, isso é branco. Isso mesmo, preto e branco, porque foi assim que a imagem digital originalmente foi criada. RGB é simplesmente o local onde esse pretos e brancos se misturam para criar as cores.
 
Nunca na história da fotografia se obteve tanta informação em uma imagem como temos agora. São 16.777.216 de variações de tons possíveis, entre o puro preto e o puro branco (em RAW). Mesmo assim, no final a fotografia é a mesma, pretos e brancos são os mesmos velhos companheiros que nos acompanharão pelo resto de nossas vidas, traduzindo nossas imagens, emoções e ideias com a fidelidade canina de sempre.
 
A imagem da semana é Gun #1, NY, de 1955, do fotógrafo americano Willian Klein
 
 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/