Domingo, 28 Abril 2024

Coração grande II

O governador Renato Casagrande tem atraído para perto de si os prefeitos que estão deixando os cargos à frente dos maiores colégios eleitorais do Estado, abrindo vagas em sua equipe de governo para uns, ou movimentando-se politicamente para viabilizar as pretensões futuras para outros.



Mas Casagrande não trabalha apenas com os prefeitos que já estiveram nas prefeituras, também se movimenta para compartilhar as gestões que se iniciam, sobretudo, na Grande Vitória.



Na Capital, ele foi o principal artífice para a viabilização da eleição de Luciano Rezende (PPS), e na Serra o prefeito Audifax Barcelos é do PSB. No município de Cariacica, o prefeito eleito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), também mostrou o movimento de aproximação com o PSB, com o convite ao presidente do PSB, Macaciel Breda, para comandar secretaria no município – o que não se confirmou por questões estratégicas –, e até em Vila Velha, do prefeito eleito Rodney Miranda, do DEM, também dialoga com os socialistas.



Assim, o governador vem costurando sua “unanimidade suave”, como destacou o professor Roberto Simões em sua entrevista a Século Diário. Vem se cercando de lideranças que mantém um capital, mesmo depois das derrotas deste ano, aliado aos agentes da “mudança”, e até mesmo os que tiveram derrotas significativas, como o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ganham um espaço nesse novo modelo de controle político estabelecido por Casagrande.



Esse é, evidentemente, seu maior trunfo para garantir sua reeleição. Atraindo todas as forças políticas do Estado, não haverá quem queira enfrentar o colossal palanque do socialista. A impressão que se tem é que Casagrande vai criar uma dependência das forças políticas em relação a ele, dessa vez não pela força, mas pelo compromisso, o que torna sua unanimidade muito mais consistente, já que ninguém esconde pedras nas mãos para atirar no governador se ele tropeçar. Agora, se isso é bom para a população, aí é outra história.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/