Quinta, 25 Abril 2024

Corda bamba

 

O tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas vai com tudo para cima de seu adversário, o candidato do PPS, Luciano Rezende, na tentativa de reverter no segundo turno o cenário desfavorável na disputa. Nos bastidores, já se comenta que o ex-prefeito está consciente de que muitos de seus votos migraram para Luciano no momento em que o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) tomou de assalto a campanha, posando de dono. Luiz Paulo precisa desses eleitores de volta, para garantir a vitória. Isso significa que a candidatura tucana provavelmente sairá das mãos do ex-governador, para enfim tornar-se de Luiz Paulo, mesmo cenário do início do processo eleitoral, e que colocava o ex-prefeito líder disparado nas intenções de voto. O esforço para virar o jogo, além de garantir a carreira política de Luiz Paulo, tem ressonância no PSDB, que precisa conquistar a prefeitura de Vitória para evitar uma derrocada geral. O partido foi mal na eleição e não pode sequer cogitar perder a segunda principal vitrine política do Estado. Com riscos de respingar ainda nos projetos do deputado federal César Colnago e Max Filho, que já dançou em Vila Velha, e também no pleito de 2014. Não tem outra saída: ou ganha, ou ganha. 
 
Expectativa
Todos os olhares se voltam para o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) em Vila Velha. O peemedebista queria ser candidato a prefeito, mas foi barrado. Pouco tempo depois, virou a noiva da disputa e todo mundo queria chegar junto. O deputado preferiu ficar neutro. Agora, voltou a ser a noiva, e ainda mais cobiçada. Será que casa?
 
Expectativa II
Algumas movimentações indicam que Hércules estaria mais para o lado de Rodney Miranda (DEM), já que liberou vereadores que apoia para a campanha do demista e passou um período fazendo oposição ao prefeito Neucimar Fraga (PR). Resta saber se a tal conversa que ele teve com o senador Magno Malta (PR) surtiu efeito. Neste caso, Neucimar é quem leva. 
 
Vale ouro
A essa altura do campeonato, com uma disputa apertadíssima, quem conquistar o apoio de Hércules fica bem na história. O deputado tem um eleitorado numeroso e fiel, principalmente nas classes menos favorecidas. 
 
Rebatizada
A vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB), deixou de ser a “mãe” de Santa Maria de Jetibá (região serrana), como era conhecida por conta dos recursos que conquistou para o município, durante o governo de Hilario Roepke (PMDB), o Gatinha. Virou madrasta. 
 
Rebatizada II
O candidato da deputada, Lourival Berger (PSB), perdeu bonito para Eduardo Sthur (PDT), e o resultado foi considerado surpreendente. 
 
Não resistiu
Quem também levou uma pancada e tanto foi o deputado estadual Cacau Lorenzoni (PP). Político que tem como reduto Marechal Floriano e redondezas, o que permitiu no passado que elegesse a própria mulher prefeita, perdeu força. Eliane Lorenzoni (PP) não conseguiu garantir a reeleição e perdeu de Lidiney Gobbi (PSB) – candidatura das forças de oposição que se uniram em 12 partidos. 
 
Mudanças
Corre a boca miúda na seara do governador Renato Casagrande, o PSB, que em 2013 pode ocorrer uma reforma no secretariado. A conferir. 
 
Fora do posto
Nas redes sociais, circula informação dando conta da saída do economista José Antônio Bof Buffon da direção comercial do Banestes. Coincide com um momento de crise do banco. 
 
140 toques
“Muita calma nessa hora! Nos aeroportos da vida...” (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O homem pode ser livre à medida que o governo tenha limites; quando cresce o governo, diminui a liberdade”. Ronald Reagan

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/