Terça, 30 Abril 2024

Corpos ao sol

 

Em nenhum outro país do mundo o conceito de carnaval é tão bem definido e vivido como no Brasil. Nosso carnaval explode em um colossal evento para coroar a grande festa iniciada meses antes com a chegada do verão. Durante todos esse período,  o país se transforma; a vida, as atividades sociais, e até os negócios se transferem para a beira das praias. 
 
O ritual de se estender ao sol nos transformou em um dos países onde a relação com o corpo é mais bem resolvida em todo o planeta. Enquanto em outros países o biquíni é uma peça para cobrir os corpos, aqui ele se tornou um pedaço de pano com a importante função de valorizar os corpos neles contidos.
 
Na história da arte, o corpo constantemente aparece como uma obsessão. Para a fotografia, ele divide essa obsessão paranoica com a busca pelo movimento, essa última justificável pelas limitações técnicas iniciais do processo fotográfico.
 
Uma vez superados os limites técnicos do movimento, a fotografia teve tempo para se ocupar com a paranoia ancestral da nudez. Tanto artistas como fotógrafos utilizam a relação com o corpo, ora para subverter o sistema, ora para seu próprio prazer.
 
Com esse DNA em mente, e como um genuíno representante do movimento “La Transvanguardia Italiana”, o fotógrafo italiano Franco Fontana, realizou sua sensacional versão para o tema com a fotografia Natureza com Nu. As dunas formam o corpo nu e a  árvore os pelos pubianos, com o sol, sempre ele, como testemunha.
 
Fontana se caracterizou pelo uso de cores vibrantes e linhas em suas imagens, na maioria das vezes utilizando paisagens urbanas para transmitir emoção em sua produção. Também é tido como o criador do movimento Concept Line na fotografia.
 
 
A imagem da semana é Natureza com nu, do fotógrafo italiano Franco Fontana, realizada em 1977.


 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/