segunda-feira, julho 14, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, julho 14, 2025
segunda-feira, julho 14, 2025

Leia Também:

Cresceu

   Foto: Tonico/Ales
Uma atuação independente deve marcar o retorno de José Esmeraldo (PMDB/foto) à Assembleia Legislativa no próximo ano. O alinhamento com o governo Paulo Hartung (PMDB) deve ficar naquela breve passagem em que substituiu Guerino Zanon (PMDB), então puxado para a Secretaria de Esportes. Agora o cenário é outro, José Esmeraldo retorna com um cacife político ainda maior após as eleições municipais. Seu filho, Sérgio Sá (PSB), é vice do prefeito Luciano Rezende (PPS), reeleito em Vitória – e ainda carrega uma fama de ser ainda mais lapidado politicamente que o pai. Ou seja, tratando de futuro, José Esmeraldo pode cultivar aspirações ainda maiores.
 
Abre o olho, Casão
Só confirmando: o prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS) foi ao encontro do governador Paulo Hartung (PMDB) com prefeitos eleitos na manhã desta sexta-feira (11), em Vitória. Estava na primeiríssima fila, a apenas um Guerino Zanon, uma Ângela Silvares, um Paulo Roberto e um Ricardo Oliveira de distância do governador.
 
Me dá um dinheiro aí
Aliás, Hartung falou de tudo, crise econômica, crise política, PEC 241. Até de Donald Trump. Só não falou daquilo que os prefeitos queriam ouvir: grana para as prefeituras, cujos cofres, como se sabe, estão à míngua. 
 
Ainda assim…
Uma fila de prefeitos se formou para o beija-mão ao governador. Afinal, ruim com ele, pior sem ele.
 
Come-quieto
Sei não essa história de que o vereador reeleito de Vila Velha Ivan Carlini (DEM) não é candidato à presidência da Câmara: ele já fechou com 14 vereadores.
 
Pasmem
Aprovado na sessão dessa quinta (10) na Câmara, o projeto de autoria do Executivo instituindo o Ensino Fundamental em Tempo Integral na Rede Municipal de Vitória não passou, podem acreditar, pelo crivo da Comissão de Educação. A marotice tem nome e sobrenome: Luiz Emanuel Zouain (PPS). Convidado a se explicar por Devanir Ferreira (PRB), Zouain, como bom fâmulo do prefeito Luciano Rezende (PPS), preferiu o silêncio. 
 
Olha o golpe
Durante a votação do projeto, Marcelão (PT) mando um recado para Namy Chequer (PCdoB).  “Vereador Namy, não sei por que o senhor fica tão nervoso quando vem um projeto do Executivo pra essa Casa. Quando vem um projeto do Executivo, parece que até que você quer dar um golpe na população. Você não é desses, mas parece”. 
 
Vocação?
O economista Clóvis Vieira se diz estarrecido com a manchete de A Gazeta desta sexta-feira (11), segundo a qual 90% da produção de café e rochas do Espírito Santo são exportadas por portos de fora do Estado. “Por que, então, esse monte de investimento que está sendo propalado para o Espírito Santo? Que vocação portuária é essa?”, questiona. 
 
Cultura barrense
O prefeito eleito de Conceição da Barra Chicão Vervloet (PSDB) já escolheu seu homem da cultura: o geógrafo Sérgio Rondelli. Junto com o cineasta Cloves Mendes, ele é um dos pioneiros que adotaram Itaúnas como segunda casa e, com certeza, vai morar lá. Ele será secretário de Cultura e Turismo, o que já é uma mudança que o prefeito vai operar no secretariado, reunindo duas pastas. 
 
O papel da Igreja
O jornalista Roberto Junquilho lança na próxima quarta-feira (16), em Vitória, o livro Fogo Estranho no Altar, uma compilação de reflexões sobre o papel da Igreja no mundo atual. A obra sai pela Chiado Editora, importante editora de Portugal, onde, aliás, já foi lançado. O lançamento será a partir das 20h no auditório da Igreja em Vitória, no Barro Vermelho.
 
140 toques
“Participo desde o início da manhã desta sexta-feira do encontro de prefeitos eleitos promovido pelo governador Paulo Hartung no Hotel Senac”. O deputado federal e prefeito eleito de Vila Velha Max Filho (PSDB) no twitter.  
 
Pensamento
“Há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras terríveis e estatísticas”. Benjamin Disraeli

Mais Lidas