Terça, 30 Abril 2024

Cuidado com a onça

 

Quem avisa, amigo é e bem que o deputado estadual Paulo Roberto (PMDB) advertiu semana passada na Assembleia Legislativa: “A onça tá viva!”. Quando se referia ao crime organizado, o ex-governador Paulo Hartung evocava de forma recorrente a uma tal onça, que ela estava viva, essas coisas. Homem de visão, esse Paulo Roberto. Fiel escudeiro de Hartung, antecipou o que a Operação Derrama só revelaria uma semana depois: a onça realmente está vivíssima. O crime organizado está aí, a olhos vistos. Engraçado é que, dos sete ex-prefeitos presos, quatro tinham lugar cativo nas afeições de Hartung: Guerino Zanon (Linhares), Edson Magalhães (Guarapari), Ademar Devens (Aracruz), Edival Petri (Anchieta). E agora, o que fazer, com essa onça solta por aí? 
 
O homem sumiu
 
A prisão de ex-prefeitos incendiou a eleição de Guarapari e a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Mas também trouxe episódios interessantes. O prefeito de Jaguaré, Rogério Feitani (PMN), que não foi preso, desapareceu. De repente. Vai ver tudo isso é medo. Jaguaré está entre os municípios investigados.
 
Pensando bem...
 
O sumiço de Feitani tem razão de ser. Prefeito reeleito, ele está no meio, tanto que o procurador-geral de sua primeira passagem, Solimarcos Gaigher, teve a prisão decretada, o que comprova que há envolvimento. Os meios jurídicos dizem que ele não teve a prisão decretada porque, como prefeito, ele tem foro privilegiado.
 
Manato em Guarapa
 
O deputado federal Carlos Manato (PDT), que não tem um voto em Guarapari, é o coordenador da campanha de Carlos Von (PSL). 
 
Partido da Marina
 
Fala-se que o presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) Guerino Balestrassi, está de olho no novo partido que Marina Silva quer criar. Mas tem mais gente de olho nele. Quem está mesmo a fim do partido da Marina é o deputado estadual Euclério Sampaio, que se encontra sem espaço nenhum no PDT. 
 
Aliás...
 
Marina teve experiência uma frustrante com Balestrassi, quando este foi para o PV, por ali em 2010. Balestrassi não foi muito longe pelo PV. Até tentou se candidatar ao Senado pelo partido. Mas não teve êxito.  
 
Chegou em Brasília
 
O caso de tortura no Complexo de Xuri não só chegou ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), presidido pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH). Mereceu também o repúdio da entidade. Isso significa um alerta ao governador Renato Casagrande. A área de direitos humanos merece um olhar mais atento, o que até aqui não está acontecendo.
 
Bela ideia...
 
Indicação do deputado estadual Gildevan Fernandes (PV) sugere ao governo estadual a criação de um projeto de lei que disponha sobre a criação de um Serviço Voluntário Ambiental no Espírito Santo. Ou seja: já que o governo não faz nada mesmo, deixem a preocupação ambiental para as pessoas de bem da sociedade. Numa tacada só, alivia a responsabilidade do governo e surfa na onda do “discurso verde”. Francamente, hein, deputado.
 
140 toques
 
“Em fevereiro retomaremos os trabalhos da comissão que atualiza o Código de Defesa do Consumidor. O prazo final p/ emendas é dia 5 de fev”. O senador Ricardo Ferraço (PMDB) no twitter.
 
Pensamento
“Eu fecho meus olhos para ver”. Paul Gauguin

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/